quarta-feira, 19 de maio de 2010

Absorvente para o fundo das gaiolas

Bem, talvez tenha encontrado o material perfeito para colocar no fundo das gaiolas. Durante meses, fui procurando o melhor material para o fundo das gaiolas, desde jornais, areia do rio e até mesmo o "chipsi mais", ou carolo de milho, excelente produto, pena é o preço elevado. Nos últimos meses tem sido o chipsi que tenho utilizado, mas devido ao custo fui obrigado a procurar outro material.

Numa passagem pelo inter-marché, deparei-me com uma nova areia para gatos.

Já utilizo há 3 semanas, com óptimos resultados.
Deixo aqui a composição.



Sepiolite

Um produto creme altamente absorvente com uma extraordinária capacidade de prevenir o desenvolvimento de odores.

Atapulgita

É um minério de excelente qualidade, muito leve, muito absorvente e grande capacidade de retenção de odores. Altamente resistente à degradação, não poeira.


Bentonite

Este mineral também é apresentada em um tamanho compacto de partículas especiais (micro-grânulos), que aumenta o desempenho do produto.


Sepiolite e atapulgita

Eles são absorventes e luz argilas que precisam de pouca manutenção e são de longa duração e excelente funcionalidade.

Bentonite

Bentonita, quando em contato com o líquido, forma uma bola compacta facilmente removidos. A manutenção diária necessária.

Algumas fotos do meu canaril



domingo, 16 de maio de 2010

O Gloster



A raça de canário Gloster teve origem na Inglaterra, no Condado de Gloucester, por volta de 1925. Ela surgiu do cruzamento da raça Crested (canário de Porte, portador de poupa, com o Border, também de Porte de exuberante forma) e o Harzer (classificado como canário de canto, profundo e cadenciado).
O resultado destes cruzamentos originou um pássaro classificado como canário de Porte, trazendo as características das três raças que o antecederam. Por ter uma diversidade variada de cores, canta com desenvoltura e é melodioso, apresenta um charme muito especial. O Gloster é uma raça das mais populares entre os criadores.

A elegância, talvez seja a principal característica do Gloster. É um pássaro vivaz e robusto de pequeno a médio porte, bem compacto, bastante dócil e excelente criador, com a maior média de filhotes de todos os canários de Porte.
Para concursos, os canários Gloster serão divididos em três classes, (intensos, nevados e fundo branco), que obedecem ainda a seguinte subdivisão: (lipocromicos, pintados e melânicos), apresentando nove variedades de cores, num total de dezoito tipos de classificação, entre os com poupa e sem poupa.
Nos acasalamentos devem ser observados detalhes importantes, ou seja, o que pode e o que não pode ser acasalado. Pode-se cruzar mesclado x mesclado, mesclado x melânico, mesclado x lipocrômico, lipocrômico x melânico, lipocrômico x lipocrômico e melânico x fundo branco

Não se deve cruzar fundo branco x intenso, intenso x intenso e fundo branco x fundo branco e melânico x melânico. Também não se deve cruzar dois canários de poupa, pois o que garante uma boa poupa é a cabeça perfeita de um sem poupa. A forma arredonda do Gloster, provem do cruzamento de dois canários sem poupa, assim é aconselhável cruzar dois canários sem poupa, com objectivo de garantir a forma, para após, cruzar com poupa, com sem poupa.
Portanto, o importante no Gloster não é só a garantia das cores, embora o colorido garanta um visual muito bonito no canaril e nos concursos. O indispensável é persistir nas características técnicas da raça em cada cor. Assim, nesta lógica o criador que tiver sensibilidade, interesse e capricho, se atentar para todos os detalhes da raça, em muito pouco tempo será um campeão e formará um excelente plantel.

O canário Lizard



O canário Lizard é uma das maravilhas da canaricultura Inglesa e de todo o mundo, sendo a sua origem desconhecida, supõe-se ter como berço a França.

Foram no entanto, aperfeiçoados no Reino Unido a partir da segunda metade do sec XVI, apontando-se a hipótese de ser fruto de cruzamento com algum fringilideo devido às características que apresenta.

È a única raça na qual a sua coloração interessa, não só em torno de toda a plumagem mas em torno de cada pena que cobre o seu belo e maravilhoso manto.

È também considerado na generalidade um canário de cor, pois trata-se de uma ave de linha escura, podendo ser comparada por analogia a um canário verde (negro amarelo), visto possuir pigmento de fundo amarelo o que nos Lizard intensivos provoca um verdadeiro contraste com cor negra das escamas.

Destinguen-se duas variedades:

- Os intensivos são chamados dourados

- Os nevados são chamados prateados


O tamanho do Lizard não deve ultrapassar os 12,5 cm, devendo a sua forma ser proporcional ao resto do corpo.

O canário Hoso Japones.


Os primeiros desses pássaros apareceram na Europa por volta de 1963, importados com alguns exóticos que vieram do Japão. Não há dúvida que são miniaturas do antigo GLASGOW DON, pois sua forma é bastante semelhante á deste, à exceção do tamanho. Há indicos de que os pássaros escoceses foram introduzidos no Japão no inico do século. Os pássaros passaram por uma evolução lenta até atingirem os padrões atuas. Em 1974, no Campeonato Mundial em Antibes, foram apresentados alguns pássaros e propostas de uma ficha de julgamento, que naquele ano foi aprovada pelo Congresso de Juízes Ornintológicos.A raça já é antiga no Japão mas seu reconhecimento como raça de porte, de postura de penas lisas, é relativamente recente. É um pássaro pequeno, muito ativo, que possui como todas as raças de seu grupo uma posição de concurso que é tomada por alguns instantes.
O HOSO IDEAL: É um pássaro pequeno que deve apresentar as seguintes caracteristicas: Forma - Sendo uma miniatura deve ser a menor possível. O corpo é cilindrico e fino. As asas são perfeitamente aderidas ao dorso na sua parte superior e os encontros devem ser dissimulados nos ombros. A forma é de um arco de círculo.
Tamanho- O tamanho preconizado deve variar entre os 11 e 12 cm. Os pássaros intensos normalmente estão dentro do padrão, mas os nevados chegam, às vezes, a alcançar 13 cm.
Cabeça - A cabeça é pequena, tipo "cobra", olhos proporcionais e bico relativamente grande. Pescoço - O pescoço é comprido, fino e cilindrico e deve fazer a concordância da ligação cabeça-tronco por duas curvas reversas perfeitamente definidas.
Espáduas - As espáduas são finas, bem pouco mais largas que o pescoço, quando visto de cima.
Corpo - O Corpo é delgado e cilindrico, afunilado em direção à cauda. As linhas superiores do dorso e inferior do peito formam curvas que se acentuam quando o pássaro entra em posição, sem serem concêntricas.
Postura - é um passaro que entra em posição tendendo a uma meia-lua. A cabeça nunca deve ficar em nível mas baixo que as espáduas. O corpo é definido, quando de perfil, por dois arcos de circulos não concêntricos. As pernas devem ser ligeiramente fletidas na articulação externa com as coxas emplumadas aparecendo ligeiramente. As asas são colocadas no dorso, mas em muitos pássaros com as extremidades ligeiramente aparentes.
Cauda - A cauda acompanhando a curva do corpo fica com a parte baixa sob o poleiro. Condição geral – O pássaro deve estar limpo, saudável, com a plumagem aderente e pode ser apresentado com qualquer cor, inclusive com de fundo vermelho.

Apresentação

Olá a todos os visitantes, chamo-me Paulo, resido em Évora e iniciei-me na criação de canários este ano. Depois de alguns anos a criar exóticos, resolvi este ano criar unicamente canários.Comecei por adquirir 2 casais de pintos e, com o tempo adquiri mais alguns casais de canários de diversas raças, mosaicos vermelhos, hoso japones, lizards, glosters, lipocromos amarelos e brancos.
-Porquê tantas raças?
- Preferi criar com diversas raças, de modo a poder no futuro optar por somente 3 a 4 raças das que mais me derem gosto criar. Aí sim, pensarei em expor, é um projecto a 2ou 3 anos no minimo.
Neste momento estou a criar com 12 casais, dos quais 4 adiantaram o cio e deram-me 10 filhotes por altura do carnaval. Neste momento estes 4 casais estão na terceira criação, que será a última. No total já consegui 65 aves, com 9 casais, uma vez que tenho tido problemas com 3 deles, vamos ver se ainda consigo que estes 3 façam alguma criação.
Mais para a frente irei colocar fotos dos meus casais e respectivas crias.
Obrigado.