terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Primeira ninhada da época só com ovos brancos.

Boa noite, pois é caros amigos, ainda não me tinha acontecido esta época de criação, mas hoje verifiquei que um dos casais fez uma postura de ovos brancos ou não galados. Perfeitamente normal para esta altura do ano. O macho é de 2010 e talvez tivesse mais atrasado que a femea, o que fez com que fizesse a postura sem gala. Retirei o ninho e só vou colocar de novo no fim de semana, para ver se ela desagarra o choco e depois faz uma postura com boa gala. É claro que já me aconteceu ter ovos brancos noutros casais, mas não na postura completa. Tenho uma lipocromo que colocou 3 ovos na postura e que só um deles estava galado. Deixei que ela tirasse o filhote e depois de ver quantos filhotes tinha no outros casais, coloquei-o num casal que só tinha tirado 3 filhotes. Entretento já iniciou nova postura. Estes imprevistos são normais e acontecem. Não é facto preocupante, embora todos gostemos de ver as novas aves a nascer. Este ano comecei a criação mais cedo, tal como tantos outros criadores, outros preferem começar mais tarde, bem cada um  tem as suas ideias, quer em função do clima, quer da localização do canaril ou da região do país. Não estou arrependido de ter começado 1 mes mais cedo que a época passada, faz hoje um ano que tirei as primeiras aves de 2010. Este ano já tenho 25 anilhados e continuo com média de 3 aves por casal, nada mau penso eu. Penso que assim que o tempo segurar e venham dias de sol continuos, se dará a explosão nos canaris de todo o pais, eu o ano passado só a partir de 15 de março tive todos os casais em plena criação. Este ano tenho 3 casais ainda sem ovos, mas as femeas devem estar quase a fazer a postura, estão já cheias e pedem gala. Tenho no entanto uma femea que nem sequer fez o ninho, deixa ver o futuro, mas tenho poucas esperanças nesta femea. Tenho mais 3 casais a tirar esta semana, espero que tudo corra bem, embora duas só tenham colocado 3 ovos, estão galados, deixa ver se realmente os filhotes geraram ou não.
Continuação de boas criações para todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário