terça-feira, 22 de março de 2011

Problemas na criação quem não os tem!!!!!

Pois é companheiros, para além de alguns ovos brancos e do problema que tive com um casal de canários como relatei aqui por terem morto os filhotes, provavelmente o macho, ainda não tinha tido problemas de criação de maior. O tal casal que tinha morto os filhotes, acabou por fazer nova portura e tirar 4 filhotes lindos e saudáveis, quem diria..... Ainda tive para retirar o macho, mas em boa hora não o fiz...
Bem, passando à frente, domingo quando entrei no canaril, reparei logo numa femea de hoso japones com 4 filhotes de 3 dias a dormir no ninho. Mau sinal.... Coloquei uma banheira no fundo da gaiola e qual foi o meu espanto quando se deliciou com um belo banho. Canários doentes por norma não tomam banho, mas fiquei de olho na canária. O macho assim que ela saiu do ninho, apressou-se a alimentar os filhos, que estavam esganados de fome. Qualquer coisa de estranho se passava.... Lá fui tratando dos outros casais e a canária nem se chegava para o ninho, só o macho alimentava. Fui verificar o ninho, os filhos já estavam a ficar gelados, pensei, se não os coloco em outro ninho vão morrer de certeza. Assim fiz, dividi os filhotes por 3 ninhos, que era o que tinha mais ou menos com os mesmos dias, até agora não morreu nenhum, mas com o tempo vou ter que rodar por outros casais, visto que houve casais que estão a criar devido a isto 5 canários.Deixa ver se se aguentam, espero que sim, mas vai ser um caso bicudo. Amanha ainda vou ver se o meu tio tem alguns casais onde possa por alguns canários.
Bem, a canária, penso que fosse principio de faca, uma vez que estava com a quilha um pouco saliente, mas penso que ainda fui a tempo, 2 comprimidos de zoozerine e varibiótico na àgua, hoje parecia estar já impecável, parece que ainda me vai dar mais filhotes, só o tempo o dirá.
Cumprimentos a todos e boas criações.

Sem comentários:

Enviar um comentário