terça-feira, 12 de abril de 2011

Piolho-Essa maldita praga.

Pois é, companheiros, ultimamente não tenho escrito muito no blog. A falta de tempo é o principal motivo, mas desde domingo dia 3 que o desânimo e revolta se apoderaram de mim.


Já tive para acabar com as criações, houve alturas em que estava já mesmo farto de tudo, mas é nas horas difíceis que aparecem os verdadeiros amigos sempre prontos a ajudar no que for possível.

Piolhos no canaril !!!!! Como é possível que me tenham aparecido piolhos no canaril?

Tanto cuidado com tudo e agora aparece esta praga de piolhos……

Bem, passo a contar o episódio. Tudo estava normal e eu nunca tinha dado por piolhos no canaril, mesmo no sábado quando tratei das aves antes de uma jornada de pesca ao achigã.

Sábado á tarde quando cheguei, por volta das 16 horas, ainda fui ao canaril passar revista e mudar as papas, nunca dei por sinal destes malvados. A criação estava a correr-me como nunca. Os únicos que me estavam a tirar pior eram os lipocromos, porque de resto estava com 90% de ovos galados. Esperava ter até hoje no canaril perto de 100 aves acabada a segunda postura de todos os casais. Tenho 72………

Pois é Domingo de manhã quando entrei no canaril, dei logo com 3 lipocromos aí com uns 15 dias mortos dentro do ninho. Estranho, o que se terá passado? As patas estavam completamente brancas. O único que estava vivo andava já num dos poleiros, retirei o ninho, coloquei-o dentro do lava-loiça e fui tratar das aves. Quando vou trocar a água dos bebedouros, qual o meu espanto, centenas de piolhos por cima das aves. Estou lixado pensei…

Fui logo ver os outros ninhos e confirmei que haviam piolhos vermelhos em mais 3. Precisamente as gaiolas que se encontram junto da porta. Coincidências? Talvez…..!

Bem, o que fazer? Comecei de imediato a telefonar a criadores, de forma a indicarem-me algo para solucionar o problema, mas domingo…. A malta dorme até mais tarde e as lojas estavam todas fechadas. Bem telefonei ao Carlos Faísca que me aconselhou o frontline, depois o Rui Silva que me levou de imediato novas forras e spray da Verele laga /colombine, caniaves tinha em casa e lá me desenrasquei. Troquei as forras todas pulverizei as gaiolas com frontline, dei uma gota nos canários novos, bem lá se passou o dia. Quando cheguei á noite disse para a minha mulher, se amanhã quando me levantar vir piolhos, meto tudo na rua e desinfesto de cima abaixo.

Foi o que aconteceu, nem dormi, 7 da manhã já estava dentro do canaril, o piolho ainda por lá andava. Bem, pensei. Se não tento acabar com isto a fundo nunca mais resolvo o problema, mas com tanto canário prestes a nascer era um pau de 2 bicos. Esperei pelas 9 horas, fui buscar mais spray e frontline e mão á obra. Fui colocando Todas as gaiolas na rua, as fêmeas que abandonassem a postura que se lixasse, queria era limpar a fundo. Esvaziei todo o canaril, de cima abaixo desinfectei com frontline spray, as gaiolas de madeira deitei fora e comprei gaiolas novas, a colónia era exactamente aí que estava, entre as gaiolas, milhares de ovos. Pulverizei todas as aves com versele laga colombine spray.

Bem só vos digo que comecei às 7 e acabei às 20, nem almocei de jeito.

Tinha ainda um frasco de insectornis que também gastei pelo meio, bem quando cheguei á noite nem conhecia o canaril, impecável.

3 das Canárias nunca abandonaram o choco mesmo mudando a gaiola de local, belas fêmeas, outras abandonaram deitei os ovos fora, morreram-me somente 6 canários. Desde terça-feira que ando á coca, ainda não encontrei nada de piolho desde então, mas garanto-vos que se chega ao ponto em que qualquer sujidade engana o cérebro.

Comprei forros tudo novo os outros deitei tudo fora. No sábado coloquei os ninhos, elas já andavam desesperadas, fizeram de imediato, espero ainda esta semana por novas posturas. Ainda vou bem a tempo e penso que optei pelo melhor, sacrificar alguns para melhorar o bem-estar de todos os outros.

Quero agradecer ao amigo Carlos Faísca, Rui Silva, Rui Godinho, Martins, Vítor Monteiro, pela disponibilidade demonstrada e pelos conselhos que me deram. Obrigados companheiros.



5 comentários:

  1. Olá Paulo, boa noite,
    Também não é caso para desanimar assim; o piolho mata-se, como aliás parece que aconteceu.
    Olhe se puder sempre que iniciar a criação coloque sbre as gaiolas e nos cantos do canaril uns ramitos ou folhas e eucalipto verde. Vai ver que resulta.
    Saudações ornitófilas.
    Armindo Tavares.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Olá Paulo,

    Não é fácil erradicar o piolho vermelho, mas tenho a certeza que com tudo o que foi feito no canaril não haverá estragos causados por estes parasitas que tantos dissabores nos trazem.

    O conselho do Armindo é de ter em conta, o eucalipto ajuda a repelir o piolho. Uma infusão de folhas de eucalipto e depois de frio fornecer às aves para se banharem é outra forma para evitar a proliferação.

    Força e boas criações.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Boa noite, obrigado pelos comentários.
    Bem espero ter erradicado o piolho, embora não tenha 100% de certezas como é obvio, mas vou andar mais em cima dos ninhos do que anteriormente. Por acaso li na net que fervendo umas folhas de eucalipto e com o pulverizador espalhar pelo canaril era muito bom, aliás tenho feito isto mesmo há dois dias para cá,além de deixar um cheiro agradável, espero manter bem longe o piolho. As folhas de eucaipto também já se encontram no canaril. Obrigado aos dois.

    ResponderEliminar
  5. Boa noite Paulo.

    Ainda bem que acabas-te com essa praga, e logo os vermelhos..
    Imagino, deve ser horrível ver canrios a morrer e outros em aflição por causa desses bichinhos..

    Abraço, e bom resto de criação.

    Vitor Monteiro

    ResponderEliminar