terça-feira, 19 de julho de 2011

A Hepatite.

Desde sempre conhecida dos criadores, esta doença deve-se a um excesso de matérias gordas na alimentação, que posteriormente se fixam sobre o fígado, originando um aumento de volume e a descoloração do mesmo. Este aumento de volume perturba a respiração que se torna difícil, se bem que se mantenha silenciosa, e marcada por movimentos oscilatórios das penas da cauda.
Num comportamento muito característico desta afecção, a ave apresenta-se com frequência no bebedouro depenicando as sementes sem verdadeiramente as consumir e acabando por emagrecer pouco a pouco.

Estas aves apresentam-se prostradas, cada vez com mais frequência e durante períodos de tempo cada vez maiores, acabando por morrer dentro de 3 a 4 semanas, num estado de extrema magreza.

A hepatite é frequentemente complicada por uma enterite, apresentando diarreia e o ventre avermelhado. Na autópsia, o fígado apresenta-se aumentado e de coloração amarelada. A hepatite não é contagiosa mas atinge normalmente todos os indivíduos sujeitos ao mesmo regime alimentar.

A hepatite de origem alimentar, pode ser prevenida através da administração regular de floracholine dos laboratórios Moureau, do pró-hepartic da zoopan, avichool da orospharma, etc…

Eu neste momento estou a dar o pró-hepatic da zoopan, uma a duas vezes por semana, alternando com o vinagre de cidra que também é um excelente protector hepático.

Sem comentários:

Enviar um comentário