terça-feira, 22 de março de 2011

Problemas na criação quem não os tem!!!!!

Pois é companheiros, para além de alguns ovos brancos e do problema que tive com um casal de canários como relatei aqui por terem morto os filhotes, provavelmente o macho, ainda não tinha tido problemas de criação de maior. O tal casal que tinha morto os filhotes, acabou por fazer nova portura e tirar 4 filhotes lindos e saudáveis, quem diria..... Ainda tive para retirar o macho, mas em boa hora não o fiz...
Bem, passando à frente, domingo quando entrei no canaril, reparei logo numa femea de hoso japones com 4 filhotes de 3 dias a dormir no ninho. Mau sinal.... Coloquei uma banheira no fundo da gaiola e qual foi o meu espanto quando se deliciou com um belo banho. Canários doentes por norma não tomam banho, mas fiquei de olho na canária. O macho assim que ela saiu do ninho, apressou-se a alimentar os filhos, que estavam esganados de fome. Qualquer coisa de estranho se passava.... Lá fui tratando dos outros casais e a canária nem se chegava para o ninho, só o macho alimentava. Fui verificar o ninho, os filhos já estavam a ficar gelados, pensei, se não os coloco em outro ninho vão morrer de certeza. Assim fiz, dividi os filhotes por 3 ninhos, que era o que tinha mais ou menos com os mesmos dias, até agora não morreu nenhum, mas com o tempo vou ter que rodar por outros casais, visto que houve casais que estão a criar devido a isto 5 canários.Deixa ver se se aguentam, espero que sim, mas vai ser um caso bicudo. Amanha ainda vou ver se o meu tio tem alguns casais onde possa por alguns canários.
Bem, a canária, penso que fosse principio de faca, uma vez que estava com a quilha um pouco saliente, mas penso que ainda fui a tempo, 2 comprimidos de zoozerine e varibiótico na àgua, hoje parecia estar já impecável, parece que ainda me vai dar mais filhotes, só o tempo o dirá.
Cumprimentos a todos e boas criações.

sábado, 19 de março de 2011

Segunda postura está a exceder as expectativas.

Boa noite a todos, tenho já algumas canárias com filhotes da segunda postura. São canárias que tiraram 4 filhotes em 4 ovos e que na segunda postura estão com 5 filhotes em 5 ovos, estou neste momento com 100% de aproveitamento nestes casais.
Entretanto a unica femea sem ovos até ao momento, colocou hoje o primeiro ovo, andava já muito atrasada em relação ao restante plantel, já nem tinha muitas esperanças mas finalmente arrancou. É uma lipocromo, vamos ver se ainda me consegue dar algumas alegrias. Estou bastante satisfeito com a criação este ano, mas quantidade não é sinónimo de qualidade, embora existam mais possibilidades de boas aves, vou ter que esparar ainda algum tempo para se conseguir avaliar  as mesmas. Tenho dois Hoso Japones que se destacam dos restantes, mas ainda é muito cedo e as aparencias podem iludir, depois de mudarem a pena, penso que tenho hipotesas de ter algumas boas aves este ano.
 Entretanto os Phaeus e os Arlequins começam a estar na altura de administrar o corante. Pela primeira vez vou administrar corante, devido a isso tenho tido muitas dúvidas como é perfeitamente normal, tenho-me aconselhado com criadores experientes no assunto, mas para mim vai ser uma carta fechada, só mesmo com o passar do tempo saberei se consegui atingir o objectivo neste campo.
Um abraço a todos e desejo-vos excelentes criações.

sexta-feira, 11 de março de 2011

criação continua a bom ritmo

Boa noite a todos, parece impossivel no seculo 21,mas tou sem internet á uma semana. Só agora me conseguiram resolver o proplema do moden. Devido a isso não tenho podido escrever no blog como desejava. bem, passando á frente, a criação corre a bom ritmo, tenho neste momento 49 canários nascidos de 13 casais, o que acho bastante bom para primeira postura. Quase todos os casais tiraram 4 canarios, há excepção dos glosters que colocaram 3 ovos somente mas todos galados. O  que me estragou a média foram 2 casais de lipocromos, 1 casal tirou somente 1 e o outro 2. Bem, nesta fase já  muitas femeas iniciaram o choco da segunda postura, vamos ver se continua a correr como até aqui. Tou esprançado mas cauteloso. O carnaval foi passado no algarve, 4 dias sem visitar o canaril, é lógico que tive de pedir ajuda ao meu tio que logo se prontificou, mas somente para tratar da comida, visto que ele não costuma retirar os ovos. Devido a isso tenho muitos casais que não vão tirar as aves ao mesmo tempo, mas pronto, tenho de me desenrrascar assim. A maioria das femeas têm 5 ovos nesta portura, espero que estejam galados, vamos ver... lá para segunda-feira já consigo saber se estã com gala ou não.
Aproveito para desejar boas criações para todos.