sábado, 28 de maio de 2011

Verduras nos canários com factor vermelho.

Boa noite a todos, a administração de verduras deve ser feita com alguns cuidados, por exemplo, a couve, apesar de não ser como o alface, é laxativa, tal como todas as verduras se dadas em exagero. Por exemplo, se ministrarmos aos nossos canários com fator a couve ao mesmo tempo que a cantaxantina, a couve não deixará a cantaxantina fazer seu papel corretamente, e o canário não irá pigmentar corretamente, o conselho que eu dou, apesar de criar á pouco tempo, mas que tem dado certo, é ministrar o corante de manhã, e á tarde, em dias alternados verduras. Se eu estiver errado corrijam-me.
Obrigado.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Beldroega para as nossas aves.




Outra das plantas que costumo dar ás aves é a beldroega. Já começam a aparecer as primeiras na horta do meu vizinho. Aliás na horta dele aparece de tudo, couve, acelgas, espinafres, nabiça e todos os vegetais que as nossas aves gostam. E com uma grande vantagem, tudo produtos biológicos, livres de pesticidas.

Propriedades terapêuticas_ Diurética, laxante, vermífuga, antiescorbútica, sudorífera, colerética, depurativa, emoliente, anti-inflamatória, antipirética e antibacteriana.
Princípios ativos Ácido oxálico, sais de potássio (nitrato, cloreto e sulfato) ( 1% na planta fresca e 70% na planta seca), derivados da catecolamina (noradrenalina, DOPA e dopamina, em altas concentrações), ômega 3.
Indicações terapêuticas Depurativa do sangue, disenteria, enterite aguda, mastite, hemorróidas, cistite, hemoptise, cólicas renais, queimaduras, úlceras, inflamação dos olhos.
Origem
A literatura é um pouco confusa quanto a sua origem. Tem-se referência de que ela seja nativa da China, Japão, Índia, África e partes da Europa. Outras literaturas trazem referência de que as espécies desta família são originárias principalmente da América ocidental e andina.
Outros princípios ativos
Mucilagem, saponina, vitamina C (700mg por 100g da planta fresca), proteína, alcalóides (0,03%), glicosídeos, esteróis, óleo essencial, resinas, ácidos orgânicos, ômega 3 (é a planta conhecida mais rica em ômega 3 encontrado em óleos de peixes).

Uso medicinal
A Beldroega é considerada uma planta refrescante. A beldroega tem valiosos minerais, vitaminas, e grande quantidade de ácido salicílico. Em infusões é tônica e depurativa do sangue.
É empregada internamente contra disenteria (principalmente infantil), enterite aguda, mastite e hemorróidas. As folhas são utilizadas contra cistite, hemoptise, cólicas renais, queimaduras e úlceras.

As Suas folhas têm propriedades diuréticas e refrescantes. Aplicadas sobre as feridas favorecem a cicatrização e, em decocções, combatem as inflamações dos olhos. Colocando-se folhas de beldroega debaixo da língua ajuda a acalmar a sede.

As folhas também podem ser aplicadas como compressas para acalmar hematomas e inflamações nos olhos.

As sementes são vermífugas poderosas e excelentes emenagogas. O suco é particularmente efetivo, internamente ou externamente no tratamento de doenças de pele.

Indígenas das Guianas usam-na contra diabetes, para problemas digestivos e como emoliente e, externamente, como ungüento para problemas musculares.

Estudos clínicos têm mostrado que esta planta é rica fonte de ácido graxo Omega-3, substância importante na prevenção de infartos e no fortalecimento do sistema imunológico. Devido a presença de catecolaminas em seu extrato aquoso verificou-se também uma ação relaxante na musculatura.

Curiosidades
Todas as partes desta planta vem sendo usadas na medicina tradicional há séculos em todo o mundo, sendo de 500 AC seu primeiro registro na literatura na China.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Courgette vs Pepino.

Boas a todos, vou falar hoje de dois legumes que costumo dar aos canários nesta altura do ano. O pepino e a courgette. Ambos ajudam na muda da pena, se bem que a courgette é muito mais rica em vitaminas.

Courgette


As courgettes, que vêm em muitas variedades diferentes, são membros da família Cucurbitaceae e primas do melão e do pepino. Embora cada variedade seja distinta em cor, forma, tamanho e sabor, todas partilham algumas características comuns. Todo o legume, incluindo a carne, sementes e pele é comestível, com algumas variedades de courgette a produzirem também flores comestíveis. Ao contrário da abóbora, as courgettes são mais sensíveis e não podem ser armazenadas por longos períodos de tempo. O sabor delicado, suave e cremoso da polpa branca da courgette é uma perfeita adição a qualquer refeição de verão. Embora estivesse no passado apenas disponível durante o Verão, hoje pode ser adquirida em qualquer altura do ano, embora seja entre Maio e Julho que está ao seu melhor nível.

181 grs / 36.00 Calorias
NUTRIENTES qUANT. DDR (%) dENSIDADE DO NUTRIENTE
CLASS.
manganÉsio 0.38 mg 19.0 9.5 excelente
vitamina C 9.90 mg 16.5 8.3 excelente
magnÉsio 43.20 mg 10.8 5.4 muito bom
vitamina A516.60 IU 10.3 5.2 muito bom
fibras 2.52 g 10.1 5.0 muito bom
potÁssio 345.60 mg 9.9 4.9 muito bom
cobre 0.19 mg 9.5 4.8 muito bom
folatos 36.18 mcg 9.0 4.5 muito bom
vitamina K 6.30 mcg 7.9 3.9 muito bom
fÓsforo 70.20 mg 7.0 3.5 muito bom
Ácidos gordos (omega 3) 0.15 g 6.3 3.1 bom
vitamina B6 (piridoxina) 0.12 mg 6.0 3.0 bom
vitamina B1 (tiamina) 0.08 mg 5.3 2.7 bom
cÁlcio 48.60 mg 4.9 2.4 bom
zinco 0.70 mg 4.7 2.3 bom
vitamina B3 (niacina) 0.92 mg 4.6 2.3 bom
vitamina B2 (riboflavina) 0.07 mg 4.1 2.1 bom
ferro 0.65 mg 3.6 1.8 bom
proteÍnas 1.64 g 3.3 1.6 bom
triptofanos 0.01 g 3.1 1.6 bom


Pepino


A expressão “fresco como um pepino” não é sem mérito. O elevado teor de água deste legume atribui-lhe um sabor húmido e frio. Os pepinos, cientificamente conhecidos como Cucumis Sativus, tanto podem ser comidos crus ou em pickles. Os pepinos apresentam uma forma cilíndrica, e um comprimento que varia entre os 15 e os 23 cm, apesar de poderem ser muito mais pequenos ou maiores. A sua pele, que varia de verde para branco, tanto pode ser lisa como enrugada, dependendo da variedade. No interior do pepino existe uma carne esbranquiçada, verde pálido, que tanto é densa como aquosa e crocante, e uma grande quantidade de sementes comestíveis.
Algumas variedades são cultivadas em estufas, não têm sementes, são de pele lisa e variam entre os 30 e os 50 cm. Estas variedades são muitas vezes referidas como “pepino sem arroto”, uma vez que são bastante mais fáceis de digerir do que as outras variedades. Os pepinos que são cultivados para fazer pickles são muito mais pequenos que a variedade para comer cru. O pepino “gherkin” é uma espécie cultivada especialmente para esse propósito.

domingo, 22 de maio de 2011

Dente de Leão

O dente de leão, é uma planta muito apreciada pelas aves. È uma erva super nutritiva a um custo mínimo ou nulo – basta olhar para os campos e jardins à nossa volta na Primavera para poder ver e colher dente-de-leão em abundância. A percentagem calórica do dente-de-leão é mínimo enquanto que o seu valor nutricional é extremamente alto. De facto, o dente-de-leão contém mais valor nutritivo que a grande maioria dos outros vegetais. É particularmente rico em vitaminas, minerais, proteínas, inulina e pectina. O seu conteúdo de carotenóides é extremamente elevado, o que se reflecte no seu alto valor em vitamina A (mais alto do que o da cenoura). Para além disso, o dente de leão é rico em vitamina C, riboflavina, B6 e tiamina, assim como cálcio, potássio, cobre, manganésio e ferro.
Coadjuvante hepático à colina.
Uma das minhas plantas preferidas que a maior parte das aves gosta de comer,substituo esta planta muitas vezes por vitaminas compradas,assim a nível monetário não gasto nada,além de que reforço o sistema imunitário da ave de forma natural. È uma erva super nutritiva a um custo mínimo ou nulo – basta olhar para os campos e jardins à sua volta na Primavera para poder ver e colher dente-de-leão em abundância.O aporte calórico do dente-de-leão é mínimo enquanto que o seu valor nutricional é extremamente alto. De facto, o dente-de-leão contém mais valor nutritivo que a grande maioria dos outros vegetais. É particularmente rico em vitaminas, minerais, proteínas, inulina e pectina. O seu conteúdo de carotenóides é extremamente elevado, o que se reflecte no seu alto valor em vitamina A (mais alto do que o da cenoura). Para além disso, o dente de leão é rico em vitamina C, riboflavina, B6 e tiamina, assim como cálcio, potássio, cobre, manganésio e ferro.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Valente trovoada com consequências imediatas!!!!!!

Boa noite a todos, a enorme trovoada que se abateu sobre Évora na noite de terça-feira deixou marcas no canaril. Durante toda a noite a cidade foi fostigada por enormes relâmpagos e trovões. Penso que foi essa a causa da morte de 3 lipocromos de um total de 5 que se encontravam no ninho.
Eram aves com 6 dias e penso que a causa foi frio. A canária deve ter abandonado o ninho durante a noite o que levou a que os filhotes tivessem morrido de frio.
Espero que os ovos que estão no choco se tenham salvo, pois com a criação a terminar, não estava a querer esforçar as canárias numa nova postura.
Cumprimentos.

domingo, 15 de maio de 2011

Manhã de pesca no Rio Degebe.

Boas a todos, hoje foi dia de mais uma saida de pesca para aliviar o stress.
A criação de canários continua numa boa, estando já a caminhar para o final.
No final do mês, mais de metade dos meus progenitores, já vão estar num merecido descanso até ao ano que vem.
Entretanto fui dar uma voltinha, pois a pesca e natureza são e sempre serão uma paixão. este fim de semana, decidi fazer uma curta viagem para uma pescaria. A cerca de 20 km de évora passa o rio degebe, um dos menos poluidos do país. Rio afluente da margem direita do rio Guadiana, que nasce a norte de Évora e cuja sub-bacia hidrográfica ocupa uma área de 262 Km2. Nesta linha de água foi construída a albufeira de Monte Novo, com uma capacidade total de 15,28 hm3 e uma capacidade útil de 14,78 hm3, que, atualmente, se encontra integrada no sistema do Alqueva. Noutros tempos este foi um importante rio, com inumeros moinhos de onde saía a farinha para o pão. Tem paisagens lindissimas, boas sombras e várias especies de peixes de água doce. É um optimo local também para observar aves.
Pensei ir até lá pescar uns barbos, que dão muita luta ao pescador e criam muita adrenalina na hora da luta entre peixe e homem, mas infelizmente não capturei nenhum, pois as abletes, que já são uma praga, são aos milhares. Pesquei cerca de 80 abletes, que serão fritas e comidas juntamente com um caspacho num dia de calor... heheheheh.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Pata amputada- continua o tratamento.

Boa noite a todos, continua o tratamento da pata que tive de amputar ao hoso japones. Bem, a ave está a reagir bem, come sem problemas, anda de poleiro em poleiro e até já assenta a pata amputada no poleiro para ajudar ao equilibrio. Tenho desinfectado com betadine e hoje comecei também a colocar um pouco de pomada para ajudar á cicatrização da ferida.


a Pomada 10 G
Detalhe: Bacitracina Zimaia pomada é um anti-infeccioso de aplicação na pele, pertencente à categoria dos antibacterianos. Cada grama de pomada contém 500 UI de bacitracina, antibiótico polipeptídio, e 2000 UI de Vitamina A, importante para a regeneração da pele. A sua utilização está indicada para o tratamento e prevenção de infecções da pele causadas por organismos susceptíveis.
Família: Med. N. Suj. Rec. Medica
Classe Terapêutica: Anti-Infecciosos De Aplicação Tópica Na Pele - Antibacterianos

domingo, 8 de maio de 2011

Pata partida- Este ano tudo me acontece.

Pois é companheiros, este ano parece que todos os cenários são possiveis no meu canaril. Não me posso queixar da criação, pois estou dentro das previsões que tinha para novas aves. Embora tenha atrasado a criação em 15 dias devido ao piolho, as aves continuam a criar a bom ritmo. Uma ou outra morte em ninhos com 5 aves, não é muito preocupante, pois eram canários que nasceram com 1 dia de atraso em relação aos outros, nesta fase um dia pode fazer a diferença no desenvolvimento. Quando têm 4 ou 5 dias os mais fortes chegam sempre em primeiro na hora da alimentação.
Tenho é tido alguns problemas pontuais como foi o caso de hoje. Quandro entrei no canaril pela manhã, penso ter sido essa a causa, um dos hoso japones assustou-se, ficando com uma pata ( a da anilha) presa na mola do comedouro. Na aflição de se soltar, partiu a pata direita. É pá fiquei danado, já é a segunda ave que me acontece isto este ano. A outra foi na altura do piolho, andava desorientado, nem pensei duas vezes, acabei-lhe com o sofrimento na hora. Hoje tive mais calma, pensei que culpa tem a ave? Embora não sirva para exposição, nem provavelmente para criação no próximo ano, vou dar-lhe a hipótese de ficar pelo canaril.
Bem estes casos são complexos, é necessário ter sangue frio na hora de tratar uma ave assim, mas lá me encoragei. Preparei o materia, 1 x-acto, betadine, e fosforos para tentar estancar o sangue. A patinha estava completamente pendurada, inerte, com o x-acto cortei o pouco que faltava. Depois desinfectei com betadine, mas não conseguia estancar o sangue. Lá tentei com os fósforos, li uma vez algures que depois de apagados e ainda quentes fazem este trabalho na perfeição, mas penso que numa emorragia tão grande não resulta, este método é mais utilizado quando acontece aquando do corte das unhas.
Bem, enquanto tentava estancar o sangue com uma gaze, chegou a minha esposa, que me disse que o açucar estanca muito bem. Foi o que aconteceu, coloquei um pouco de açucar e foi imediato. Durante a tarde já desinfectei duas vezes com betadine e parece que aquilo está bem encarado. A ave já comeu, está no poleiro e aparenta estar bem. Vamos ver como corre daqui para a frente com o perneta, espero que se aguente, vai ter que se abituar a viver assim, o que não é caso único, existe por aí muita ave assim, se for femea pode até criar perfeitamente, mas isso só o tempo o dirá.


domingo, 1 de maio de 2011

Mais umas fotos.

Boa noite, mais umas fotos de algumas aves deste ano. Peço desculpa pela qualidade das mesmas, mas enquanto não houver aqui por casa uma cabine fotográfica é o que se pode arranjar de momento, mas penso que dá para ter uma ideia.