terça-feira, 26 de novembro de 2013

Internacional Avixira 2013.

Realizou-se nos passados dias 22, 23 e 24 de Novembro, mais um Internacional Avixira.
Este que foi a terceira exposição internacional de ornitologia, realizado em conjunto, pelo Clube Ornitológico de Vialonga e o Clube Ornitológico de Peniche.
Num pavilhão, excelente, para a exposições deste género, onde já o ano passado foi realizado o Campeonato Nacional de Ornitologia, estiveram em exposição uma enorme quantidade de raças de aves a concurso. Este que é um dos concursos de maior dimensão no Sul do País, e onde todos os criadores expõem o melhor de um ano de trabalho em prole da ornitologia.
Nesta exposição, participei com os meus canários Arlequim Português, levei 12 aves a concurso, constituindo 3 equipas, obtendo os seguintes resultados:

 - 1º lugar machos par STAM.
 - 1º lugar machos poupa STAM.
 - 2º lugar fémeas par STAM.

O meu obrigado a toda a organização do evento, pela magnifica exposição proporcionada.

Deixo algumas fotos:

 






 



 



 

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Expo Ave 2013.

     Realizou-se nos dias 15, 16 e 17 de Novembro, mais uma Expo Aves 2013.
Este  ano e devido á proximidade entre exposições, foi muito difícil a minha participação nesta expo, pelo que agradeço ao amigo José João, a disponibilidade, para que fosse possível a minha presença na mesma. Relativamente á exposição, participei este ano somente com 2 aves Arlequim Português a concurso, tendo classificado com as duas aves, recebendo os seguintes prémios.

2º lugar macho poupa individual.
3º lugar fémea poupa individual.

 
 
 

domingo, 10 de novembro de 2013

III Concurso Ornitológico da Costa Azul- Clube Ornitológico de Setúbal.

     Realizou-se nos passados dias 1, 2 e 3 de novembro de 2013, mais um concurso ornitológico na bonita localidade de Moita, organizado pelo Clube Ornitológico de Setúbal.
     Esta é uma das exposições mais representativas e com maior qualidade em termos de aves, ou não fosse o Clube ornitológico um dos clubes com mais sócios premiados no último campeonato nacional.
Como começa a ser natural em todas as exposições de norte a sul do país, o nosso Canário Arlequim Português, é sempre das raças mais representadas nas exposições. Desta vez em Setúbal, foram cerca de 90 canários arlequim a concurso o que mostra evidentemente que a raça cada vez conta com mais e mais criadores interessados em a desenvolver e cada vez com mais qualidade.
     Participei nesta exposição com 13 aves, sendo que 12 foram premiadas.

     - 1º lugar Arlequim Português Macho Par- STAM - 365 pts
     - 1º lugar Arlequim Português Macho Poupa- STAM - 368 pts.
     - 1º Lugar Arlequim Português Fémea Par- STAM - 362 pts.

Deixo algumas fotos.


 
 
Os BEST.

 
Vista geral da exposição.
 
 
Os prémios.
 
 
O prémio de mérito, que foi atribuído aos criadores que marcaram com as suas aves, no Campeonato Nacional 2012 e Campeonato Mundial 2013.
 
 
O meu prémio relativo á classificação geral da expo.
 
 
As minhas aves premiadas.
 
 
Com o presidente do COS e amigo Mário Teixeira.
 
 
 
 
 

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

IV Expo Ave da Associação Ornitológica de Elvas 2013.

Realizou-se nos dia 1,2 e 3 de Novembro, mais uma Expo Ave, na bonita Cidade de Elvas, organizada pela Associação Ornitológica de Elvas, depois de um ano de interregno.
Esta exposição, realizada no Pavilhão Transfronteiriço de Elvas, deixou-me deveras surpreendido, pois este é um pavilhão, com excelentes condições, para eventos deste género, tendo inclusive na nave onde decorria a exposição, um local de restauração, de onde se podiam admirar as aves. para além disso, dispõe de estacionamento próprio e com capacidade para centenas de viaturas. Bem, resumindo, estamos a falar de um associação, que tem tudo para evoluir e crescer nos próximos anos, já que abre as suas portas a não sócios e está bem perto da fronteira com Espanha, facto que também começa a cativar nuestros hermanos a participarem na dita Expo Ave.
Quanto á organização do evento, cedo me apercebi da simpatia e disponibilidade demostrada pelos mesmos, mas quando os conheci pessoalmente, vi que todos estão a percorrer o mesmo caminho, dividindo os louros e as dificuldades e a pensar em evoluir em termos de Expo nos próximos anos. A nós criadores, cabe-nos também ajudar estas pessoas simpáticas e sinceras a dar também o próximo passo, uma vez que nos recebem de braços abertos, sempre com um sorriso nos lábios e prontas a ajudar ou explicar uma ou outra situação se assim for necessários.
Deixo desde já o meu muito obrigado a todos por me terem recebido de uma forma tão cordial.
Bem, passando um pouco á frente, por muita pena nossa, eu e mais alguns criadores amigos, não pudemos nesta expo, exibir algumas das nossas melhores aves, visto haver uma expo marcada para o mesmo Fim de semana e há qual damos prioridade, como é obvio, por ser a expo realizada pelo clube ao qual estamos filiados. Ainda assim, tentamos expor os melhores exemplares possíveis, de modo a mostrar a evolução da raça Arlequim português no panorama nacional. No meu caso, fiquei bastante satisfeito com a prestação das minhas aves, uma vez que consegui ainda assim trazer para casa o troféu mais desejado. Em Fêmeas Arlequim Português Poupa, consegui 1º e 2º lugar, com 91 e 90 pontos respetivamente, o que me deixou muito satisfeito. para além disso a fémea que ganhou a classe, com 91 pontos, acabou também por ser eleita a melhor ave de porte da exposição, que contou, de facto impressionante o nosso Arlequim com 74 aves a concurso, de cerca de 8 ou 9 criadores se não estou em erro.
Deixo algumas fotos da expo.








 
 
 
Resta-me agradecer a todos os elementos da organização, pelo fantástico final de semana proporcionado e pela magnifica exposição organizada.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

ONE DAY SHOW ARLEQUIM PORTUGUÊS- TERRAS DO SADO 2013.

Realizou-se no passado dia 13 de outubro de 2013, mais uma monográfica do canário Arlequim Português. Esta que começa a ser uma exposição cada vez mais importante no panorama nacional, teve novamente muita aderência por parte dos criadores desta raça e muitos visitantes. Com cerca de 350 aves a concurso, nas mais diversas classes, quem saiu vencedor de novo, foi o CANÁRIO ARLEQUIM PORTUGUÊS, uma raça que conta cada vez com mais amantes e seguidores.
De parabéns, estão todos os concorrentes, não só os premiados, mas também todos os que concorreram pela primeira vez, mas que não tiveram ainda, e digo ainda, a sorte de marcar, porque pela qualidade demonstrada, mais dia menos dia, irão também escrever o seu  nome nos premiados do One Day Show.
Tive a felicidade de estar alguns minutos á conversa com criadores que concorreram pela primeira vez e levaram um merecido prémio. De facto, é incrível a forma como expandiam a sua alegria pelo prémio conquistado, e isto vai fazer com que se motivem ainda mais e que continuem a criar aves de qualidade. Para eles um grande abraço e muitos parabéns.
Embora faça parte da organização, não quero deixar de enaltecer o trabalho feito por todos, para que fosse possível mais um One Day Show, um local de encontro de criadores, amantes da raça e grandes amigos, onde as picardias em torno do Arlequim, surgem naturalmente.
Um grande abraço.



As minhas aves premiadas.

 
 
Membros da organização acompanhados pelos 2 Sr. Juízes.
 

 
Troca de impressões, entre 2 velhos conhecidos.
( Paulo Courelas e Armindo Tavares)

 
Á conversa com o amigo Emídio. Grande seguidor do Arlequim.

 
Com o amigo João, um criador que participou pela primeira vez, também ele ganhou um prémio merecido.

 
O amigo José João, mais um alentejano no Arlequim, que também levou um prémio com o eu macho par.
 
 
Foto de grupo.