Boas, o meu plantel para 2010 começa a ficar definido. Ainda poderei fazer algumas alterações, mas não de forma profunda. Poderei ainda desistir de uma ou duas raças e completar o plantel com um ou dois casais de Arlequis. O ano passado, foi o ano zero, nem sabia o que queria realmente, fui adquirindo aves conforme ia havendo oportunidade. Este ano, já começo a ver o mundo da ornitologia de forma diferente, vou aproveitar o que tenho de bom a nivel de aves.
Pensei deixar de criar aves de factor vermelho e nesse sentido dispensei os vermelhos mosaicos de que dispunha ao meu grande amigo Fernando Engrácio, não por não serem bons, mas por serem as únicas aves de factor que possuia. Pensei apostar este ano nos lipocromos amarelos e brancos, nos glosters e nos hoso japones. Os lizard, em principio também vou suprimir este ano, ainda disponho de um casal, mas se aparecer alguém interessado, vou dispensar o casal.
O ano passado, criei com 10 casais, para primeiro ano, a criação correu-me muito bem.
Este ano vou criar com 14 ou 15 casais, poderá ser um erro, mas vou arriscar. Sei que irei ter muito trabalho e dispender de muito tempo para as criações, mas eu adoro os passarinhos.
Irei criar com 2 casais de glosters, 2 casais de hoso japones, 3 casais de lipocromos e ironia dos destinos, depois de ter dispensado os canários de factor, lá voltaram eles de novo.
Depois de uma visita ao canaril do meu amigo Rui Silva, lá me convenceu a criar arlequins, já tinhamos falado sobre o assunto algumas vezes e pronto lá trouxe uns para o meu canaril.
Vou portanto criar com 2 casais de arlequins. Quanto ao resto do plantel vai ficar completo com 1 casal de lizard( se os dispensar ainda adquiro mais 1 casal de arlequins) e o resto dos casais são canários normais. Não me posso desfazer dos normais, são os que desempantam o dinheiro da alpista e das papas, são os mais procurados em Évora e não posso deixar de os criar, são os mais vendáveis.
Sem comentários:
Enviar um comentário