sexta-feira, 10 de junho de 2011

Criação de 2011 mesmo a chegar ao fim.

Boas a todos, a recta final aproxima-se para a maioria dos criadores, outros porém, já terminaram as criações no final do mês passado. Teria sido o meu caso, não tivesse atrasado em 15 dias a criação devido ao problema do piolho, felizmente ultrapassado com sucesso.
Este ano propus-me e defini como meta os 100 canários. Criei com 16 casais, todos eles me deram filhotes, uns mais outros menos. Tive ninhos com 5 filhotes, em outros 4, 3, 2... Bem, não me posso queixar.
Nos ninhos com 5 filhotes raramente se criaram os 5, noutros casos morreram-me alguns no fundo da gaiola, pois as femeas ao sairem do ninho traziam os filhotes agarrados, em alguns casos cheguei a ver isto acontecer, devolvendo de imediato os filhotes ao ninho. tenho noção de que se não fosse o piolho, em situação normal, teria perfeitamente chegado aos 140 canários, numero muito superior ao que tinha estabelecido como meta inicial, provavelmente teria de ter acabado mais cedo as criações, ou deixado fazer apenas 2 criações a cada casal.
Tenho neste momento 117 canários novos, ainda tenho 3 femeas no choco, alguns filhotes com 5 ou 6 dias. Bem, parece-me que chega para este ano.
A terceira criação correu-me mal, embora a percentagem de ovos galados tenha sido excelente, morreram-me 10 ou 12 canários, principalmente os das gaiolas de cima. Ou foi devido a virem agarrados aos pais, ou devido ás anilhas, como as gaiolas estão altas, só consigo ver os fundos em cima do escadote, o que nem sempre faço, como chego aos tabuleiros, só quando vou limpar vejo o que lá está.
Talvez tenha criado com casais a mais, para o espaço que tenho para as voadeiras dos filhotes,100 filhotes é o meu limite, talvez com 10 ou 11 casais tivesse tirado os 100 a que me propuz, mas sempre pensei ter 4 ou 5 casais que tirassem pior, mas tive sorte nesse aspecto.
Mais uma vez os hoso japones não me decepcionaram, penso que tenho por ali alguma qualidade, mas só depois da muda se podem avaliar verdadeiramente as aves, os arlequins também me despertam a atenção, estão a pintar muito bem,deixa ver o que dá...
Bem, resumo geral estou satisfeito com as criações de 2011.

1 comentário:

  1. Quero desde já felicitar pelas criações obtidas, tendo tido um número muito razoável de crias :D

    Esperemos que o que falta vir se safe e o que já tem se aguente.

    Abraços
    Jaime Dias

    ResponderEliminar