sábado, 11 de fevereiro de 2012

Piolho vermelho, armadilha ou um pouco de bricolage.

Boas a todos, realmente a internet é um veiculo de informação e encurtamento de distancias impressionante.
O ano passado, aquando da visita do piolho vermelho ao meu canaril, busquei informação incessante de como o prevenir e eliminar em aparecimentos futuros. Numa dessas buscas, pesquisando pelo nome do mesmo em diversas linguas, dei com o blog de um criador francês que falava do mesmo.
Enviei um mail ao criador, para me informar melhor do produto com que pulverizava as instalações e qual a diluição, bem como os efeitos segundários sobre as aves.
Pois é companheiros, sobre o produto, não temos hipótese de o adquirir em Portugal, pelo menos nas pesquisas que tenho feito, não encontro informação de venda, já falei com criadores que nunca ouviram falar, no entanto, agradeço ao amigo Jacques o tempo disponibilizado e a simpatia com que o fez.
Em anexo ao meu pedido de informação, revelou um truque praticado no canaril, para a rápida identificação do piolho se aparecer no canaril, nada mais nada menos que uma armadilha para os ditos cujos.....
Com a devida autorização, partilho hoje com vocês, o truque.

Material utilizado:
- Tubo de eletricidade.
- papel, cartão ou pano branco.
- X- acto ou tesoura.
- Abraçadeiras de pvc ou arame.
- Serrote.



O truque consiste em cortar um pouco de tubo, mais ou menos com 5 ou 6 centrimetos.


Depois cortar o papel, cartão ou tecido, com a mesma medida.
Em seguida, enrrolar o papel e introduzir o mesmo dentro do tubo.
O aspeto final, será mais ou menos este, embora, possa ficar um pouco mais apertado.

Ao que parece o piolho vermelho é atraido pela cor branca. Basta depois colocar o dito tubo perto do ninho.

Como sabem o piolho vermelho, é activo durante a noite, escondendo-se nas frixas durante o dia, logo provavelmente, temos boas hipóteses de o detetar nesta nossa armadilha.
Para ver se o canaril, está liver do piolho, basta retirar o tubo e retirar o papel para fora, o que pode ser feito com o dedo ou ajuda de um lápis, caneta, ou chave.

Como é óbvio e já repararam, esta armadilha não os elimina, mas é de uma grande ajuda, na rápida identificação do dito cujo. Se por acaso aparecerem, é só queimar o papel e colocar um novo, bem como desinfetar as instalações.

Queira Deus que não me apareçam por cá este ano, bem como a nenhum criador, mas parece-me que este método pode ajudar e muito na rápida identificação dos mesmos.

Cumprimentos a todos e excelentes criações.



4 comentários:

  1. nunca mais fez publicaçoes!!
    isso nao esta a correr da melhor forma amigo ?
    abraço

    ResponderEliminar
  2. Boa noite companheiro, felizmente está tudo a correr pelo melhor, bem sei que não tenho escrito ultimamente, mas de qualquer forma, espero dentro desta semana, fazer um balanço da primeira postura.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. ok ok... isso é que é importante..
    entao vou esperar para ver o resumo desta primeira postura..
    e os cardinalitos tbm se portaram bem ou ainda estao tremidos ?
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. eu fiz diferente olha so: peguei algumas taquaras cortei como puleiro e fiz alguns furinhos, e de dois em dois dias vc pega o puleiro feito de taquaras e bate em um pano ou papel molhado com oleo de cozinha e vc vai ver que otimo resultado. RUDY

    ResponderEliminar