quinta-feira, 5 de abril de 2012

Resumo da criação até ao momento.

Boas a todos, sei que nos últimos tempos, pouco tenho escrito no blog. Pelo facto, peço desculpa a todos os seguidores e visitantes do blog, que nalguns casos, esperam novidades por parte dos diversos criadores, numa altura em que estão em pleno as criações.


Tal facto, deve-se principalmente a situações profissionais, que me têm roubado algum tempo, pelo que tenho optado mais por dar a atenção necessária às criações e á família, que tanto merece.

É claro que os amigos mais chegados, têm tido uma atenção especial, no que toca ao decorrer das criações, o que me parece óbvio, no entanto, não quero deixar de partilhar com todos o que às criações se refere.

Tenho recebido nos dias anteriores a este post, algumas mensagens simpáticas de alguns criadores a perguntar como decorrem as criações, por isso inicio hoje este post, para vos colocar ao corrente de tudo.

Como sabem este ano comecei um pouco mais tarde que o habitual a criação, atrasei as mesmas em cerca de um mês, pelo que só neste momento tenho todos os casais em plena criação. Como sabem este ano a maior parte dos meus casais são de factor vermelho, embora ainda conte com 6 casais, entre lipocromos brancos, amarelos e os hoso japonês.

Vou então iniciar um resumo da criação, não vou fazer por raças, mas sim na globalidade, no final da criação farei aí sim um resumo completo por raças, casais, número de aves por casal, etc…

Este ano, como sempre me acontece, aumentei os casais, ainda não foi este ano que consegui reduzir, talvez para o ano…. A ver vamos.

Tenho neste momento 19 casais de canários em plena criação, alguns atrasaram, outros uso como amas, bem o normal num canaril. Na globalidade, e com a maioria dos casais no choco da segunda postura, conto neste momento com 67 canários nascidos. Das que estão no choco, tenho ainda para nascer brevemente se as coisas correrem bem, mais 61 ovos galados, sendo que para 3 destes casais ainda é a primeira postura.

Um casal que me tem deixado expectante, é um de Arlequim Português, que na segunda postura tem uma postura de 7 ovos, todos galados, a ver vamos se todos vão desenvolver correctamente, pelo que já tenho um casal de amas á espera de pelo menos 3 deles. É um facto, que este ano apostei na raça Arlequim Português, uma raça única e que é até ao momento a única raça portuguesa de canários.

Embora os Arlequins sejam os que mais gosto, não descuro nenhum dos outros casais, tanto os phaeos vermelho mosaico, os lipocromos ou os hoso japonês, tendo neste momento destes casais algumas aves que me despertam a atenção. Nos lipocromos, estou maioritariamente em questão de aves nascidas com maioria de canários brancos, um facto que já esperava, dado que todos os meus amarelos são portadores de branco, logo teria grandes probabilidades de esta situação acontecer.

Nos phaeos vermelho mosaico, tenho predominância de aves nascidas de portadoras de phaeo, talvez os puros nasçam na próxima postura….

Não querendo deixar de fazer um comentário sobre o casal de cardinalitos, avanço que estão no choco, pelo que terei de esperar mais um pouco para dar novidades.

Cumprimentos a todos e que as criações lhes corram pelo melhor.

2 comentários:

  1. Boa noite !

    em relação ao seu casal de arlequins que dispoe de 7 ovos foram todos colocados de seguida ou tiveram dias sem colocar ?
    eu tenho uma femea no choco tambem com 7 ovos.. mas colocou 4 e tres ou quatro dias depois colocou ent ate atingir os 7.. É normal ?
    É que nao estava nada á espera que a ave fizesse tal coisa.. pois é o primeiro ano que cria. A ave em questao já esta na segunda postura e na primeira so tinha tres ovos e só um galado que foi a ave que criou.
    Cumprimentos e votos de boa pascoa

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde, pois em relação á postura dos 7 ovos, não disponho de conhecimento para a causa de tal situação, no entanto, posso adientar que a femea colocou 1 ovo, que retirei e passados dois dias começou a postura dos outros 6. Como ao quarto ovo lhe coloquei os ovos para choco, os outros foram postos com 1 dia de intervalo entre eles. Destes 7 ovos, todos estavam galados e todos nasceram. Devido ao atraso dos últimos 3 ovos no choco, aquando do nascimento dos filhotes, e após terem nascido 4 , retirei os outros 3 que já nasceram no ninho de uma ama. Cumprimentos.

    ResponderEliminar