quinta-feira, 21 de abril de 2011

Criação retomada.

Boa noite, a criação continua, nos últimos dias tenho andado á caça de piolhos, mas felizmente não encontrei nem um. Tenho visitado o canaril durante a noite e durante o dia tenho feito minuciosas buscas, talvez me tenha mesmo visto livre deles ( podera com uma desinfecção destas!!!!! Interrupção de criação, gaiolas na rua, canaril vazio para desinfecção, tal como gaiolas e aves, foi mesmo a fundo) . Garanto-vos que fiquei com o sindrome do piolho, ando sempre em busca deles, devo ter ficado com um trauma para o resto da criação....
Bem a criação retomou e está a bom ritmo, desta vez practicamente todos os casais entraram no choco dia 14 e 15 deste mês, dia 27 e 28 começam a nascer os primeiros, isto é, se não houver mais azares, visto que esta semana as trovoadas têm tido uma intensidade anormal aqui por Évora, espero que tudo corra bem.
Hoje andei a ver se os ovos estavam galados, bem, nem queria acreditar, percentagem de 100% de ovos galados, se não fosse o piolho, este ano tirava aí uns 140, nunca tinha visto tanto ovo com gala. Não quer dizer que nasçam todos, mas estou satisfeito com as aves este ano, até os lipocromos que me estavam a estragar a média estão com bons niveis de gala agora.
Este ano encomendei 100 anilhas, penso que é o numero razoável de aves que consigo dar condições no canaril, portanto quando chegar a este numero, penso parar a criação, a não ser que monte de novo as voadeiras no quintal, lá mais para a frente logo se vê. Espero que a criação ainda me dê alegrias, mas se ficasse por aqui já tinha uma boa quantidade de aves para trabalhar, embora mais 30 ou 40 me dê mais possibilidade de escolha.
Estou muito satisfeito com os arlequins, nota-se perfeitamente que são aves com vigor, vou aproveitar os melhores para a criação do ano que vem, os phaeus também estão muito bons. Tanto uns como outros já se nota o corante, vamos ver como decorre a muda e que avaliação se poderá fazer das aves no futuro.
Abraço.

Sem comentários:

Enviar um comentário