domingo, 15 de maio de 2011

Manhã de pesca no Rio Degebe.

Boas a todos, hoje foi dia de mais uma saida de pesca para aliviar o stress.
A criação de canários continua numa boa, estando já a caminhar para o final.
No final do mês, mais de metade dos meus progenitores, já vão estar num merecido descanso até ao ano que vem.
Entretanto fui dar uma voltinha, pois a pesca e natureza são e sempre serão uma paixão. este fim de semana, decidi fazer uma curta viagem para uma pescaria. A cerca de 20 km de évora passa o rio degebe, um dos menos poluidos do país. Rio afluente da margem direita do rio Guadiana, que nasce a norte de Évora e cuja sub-bacia hidrográfica ocupa uma área de 262 Km2. Nesta linha de água foi construída a albufeira de Monte Novo, com uma capacidade total de 15,28 hm3 e uma capacidade útil de 14,78 hm3, que, atualmente, se encontra integrada no sistema do Alqueva. Noutros tempos este foi um importante rio, com inumeros moinhos de onde saía a farinha para o pão. Tem paisagens lindissimas, boas sombras e várias especies de peixes de água doce. É um optimo local também para observar aves.
Pensei ir até lá pescar uns barbos, que dão muita luta ao pescador e criam muita adrenalina na hora da luta entre peixe e homem, mas infelizmente não capturei nenhum, pois as abletes, que já são uma praga, são aos milhares. Pesquei cerca de 80 abletes, que serão fritas e comidas juntamente com um caspacho num dia de calor... heheheheh.

2 comentários:

  1. Viva companheiro,

    partilhamos os mesmos gostos, os canários e a pesca, a diferença é que gosto mais de água salgada.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Boas Sá, eu também me dedico á pesca no mar. Vou muitas vezes a Sines passar férias e fins de semana, já que tenho por lá casa. De vez em quando safo-me com umas douradas na praia vasco da gama, mas não tenho os conhecimentos para praticar na planitude a pesca de mar, no entanto vou-me divertindo...
    Abraço.

    ResponderEliminar