domingo, 8 de maio de 2011

Pata partida- Este ano tudo me acontece.

Pois é companheiros, este ano parece que todos os cenários são possiveis no meu canaril. Não me posso queixar da criação, pois estou dentro das previsões que tinha para novas aves. Embora tenha atrasado a criação em 15 dias devido ao piolho, as aves continuam a criar a bom ritmo. Uma ou outra morte em ninhos com 5 aves, não é muito preocupante, pois eram canários que nasceram com 1 dia de atraso em relação aos outros, nesta fase um dia pode fazer a diferença no desenvolvimento. Quando têm 4 ou 5 dias os mais fortes chegam sempre em primeiro na hora da alimentação.
Tenho é tido alguns problemas pontuais como foi o caso de hoje. Quandro entrei no canaril pela manhã, penso ter sido essa a causa, um dos hoso japones assustou-se, ficando com uma pata ( a da anilha) presa na mola do comedouro. Na aflição de se soltar, partiu a pata direita. É pá fiquei danado, já é a segunda ave que me acontece isto este ano. A outra foi na altura do piolho, andava desorientado, nem pensei duas vezes, acabei-lhe com o sofrimento na hora. Hoje tive mais calma, pensei que culpa tem a ave? Embora não sirva para exposição, nem provavelmente para criação no próximo ano, vou dar-lhe a hipótese de ficar pelo canaril.
Bem estes casos são complexos, é necessário ter sangue frio na hora de tratar uma ave assim, mas lá me encoragei. Preparei o materia, 1 x-acto, betadine, e fosforos para tentar estancar o sangue. A patinha estava completamente pendurada, inerte, com o x-acto cortei o pouco que faltava. Depois desinfectei com betadine, mas não conseguia estancar o sangue. Lá tentei com os fósforos, li uma vez algures que depois de apagados e ainda quentes fazem este trabalho na perfeição, mas penso que numa emorragia tão grande não resulta, este método é mais utilizado quando acontece aquando do corte das unhas.
Bem, enquanto tentava estancar o sangue com uma gaze, chegou a minha esposa, que me disse que o açucar estanca muito bem. Foi o que aconteceu, coloquei um pouco de açucar e foi imediato. Durante a tarde já desinfectei duas vezes com betadine e parece que aquilo está bem encarado. A ave já comeu, está no poleiro e aparenta estar bem. Vamos ver como corre daqui para a frente com o perneta, espero que se aguente, vai ter que se abituar a viver assim, o que não é caso único, existe por aí muita ave assim, se for femea pode até criar perfeitamente, mas isso só o tempo o dirá.


2 comentários:

  1. Olá,
    Uma vez que conseguiu estancar o sangue e desinfectar a ferida, faça uma espécie de pequena almofada SÓ COM GASE embebida num pouco de betadine e prenda-lha na patita, tipo sapato, retirando-a ao fim de 3 dias e colocando uma nova mais 3 dias só até começar a cicatrizar.
    Pela foto, mesmo que seja um macho, reproduzira de certeza.
    Bos sorte.
    Saudações ornitófilas.
    Armindo Tavares.

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde, obrigado Armindo, os seus comentários são sempre de uma grande ajuda. Felizmente a patita parece estar a sarar bem. Estive a desinfectar de novo com betadine e parece estar a secar. a ave está com boa vivacidade e alimenta-se bem, o que me leva a crer que se salve sem grandes problemas. Estes são problemas que vão surgindo e que vamos ter que ir ultrapassando. Cumprimentos.

    ResponderEliminar