sábado, 14 de janeiro de 2012

Dia passado no canaril. Últimos preparativos.

Boas a todos, hoje foi um dos dias em que nem se dá pelo passar do tempo. Cedo me levantei e entrei no canaril, este ano, principalmente os que me conhecem, já reparam, que ainda não há novas aves no canaril.
Pois é, resolvi iniciar a criação mais tarde, por diversos motivos, ao contrário do ano passado, em que nesta altura, já tinham nascido os primeiros e a maioria das canárias já tinham feito a postura.
Este ano, estou mais calmo, mais paciente, vamos ver como correm as coisas.
Como já referi, cedo fui para o canaril, para além da limpeza habitual das gaiolas, o trabalho passou também, pelo tão esperado momento da junção dos casais. As aves já andam com vontade... já se nota a impaciência que reina no canaril, principalmente nos machos, nas as femeas e no criador, hehehe....
Algumas femeas andam já bem cheinhas, ora se pela manhã os juntei, pela tarde duas já aceitavam comida dos machos... Veremos o desenvolvimento da situação.
Por esta altura, já se nota bem o desenvolvimento dos orgãos sexuais das aves, as femeas ficam com o abdomen em forma de ovo e os machos com o espigão bem saliente, deixo duas fotos retiradas da internet, não sei que é o autor, mas estão muito boas e explicitas.


Outra situação muito importante nesta altura é a do tamanho das unhas. As unhas dos canários crescem e por norma nesta altura convém dar um corte ( nem todas as aves necessitam). É uma situação melindrosa para uns e usual para os criadores mais experientes. Não é dificil cortar as unhas ás aves, mas é necessário um pouco de cuidado, para que não se corte mais que o realmente é preciso. Um bom método e aquele que eu utilizo é o de cortar as unhas contra a luz, pois assim fácilmente se vê até onde vai a linha do sangue, pois não convém fazer um corte tão longo, sob pena de ferir a ave.
BOAS CRIAÇÕES PARA TODOS:

Sem comentários:

Enviar um comentário