sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Preparação das aves para a criação- parte 1.

A preparação das aves para a criação, é sem dúvida um dos assuntos mais discutidos entre os criadores, principalmente no que toca ao uso ou não de antibióticos. Devemos respeitar todas as opiniões, mas devemos acima de tudo reger-nos pela nossa. Há casos de criadores que já usaram antibióticos e que agora preferem não os usar na “preparação” das aves para a criação, continuando a ter bons resultados, outros há, que depois de abandonarem os antibióticos de forma preventiva antes das criações, passaram por grandes desilusões. Neste ponto, defendo que cada um deve pensar pela sua cabeça e deve delinear um plano preventivo que o satisfaça.


Em certos casos, podemos por vezes, substituir por produtos naturais os antibióticos na prevenção, como é o caso do chá de casca de salgueiro no caso das salmonelas por exemplo, ou usar a semente de fónio na prevenção de cocidioses.

Desde que se conheçam os produtos naturais e quais os seus benefícios para as aves, tal como e quando os colocar há disposição das aves no momento certo, em principio não haverá problemas de maior durante a criação.

Agora, meus amigos, ainda há quem pense que fazer uma preparação para a criação, é um antibiótico para as salmonelas, complexo B, vitamina E, e toca a andar, um mês antes de se juntar as aves e pronto tá feito, não mexe mais, toma para aí sisal, faz o ninho e dá me canários……. NÃO É BEM ASSIM…

Um dado relevante a ter em conta, e a que muitos não dão grande importância, é o de que as aves começam a preparar-se para a criação muito antes do que alguns julgam. Desde cedo se começam a imaginar os casais que iremos formar na criação, (isto é preparação para a criação), se não temos no plantel aves com determinadas características, começamos a visitar Canaris de amigos, para ver se conseguimos encontrar o que necessitamos para a época que se avizinha, se não encontramos, tentamos noutros Canaris, exposições, etc… (isto é preparação para a criação). Se repararmos e reflectirmos bem, reparamos que as aves assim que saem do ovo começam a ser preparadas para a criação, serão fornecidos a estas aves, vários tipos de alimentação, de modo a fortalecer as mesmas, durante todas as fases da sua vida, até á fase de criação no ano seguinte (isto é preparação).

Depois nunca devemos descurar a alimentação que damos às nossas aves. É preferível gastar um pouco mais mas dar alimentação de qualidade, isto vai beneficiar muito as aves. Uma boa alimentação aliada a uma boa higiene das instalações, é meio caminho andado para uma boa época de criações, e isto deve ser feito durante todo o ano e não somente a um mês destas se iniciarem, como é óbvio. A alimentação deve ser diversificada e de acordo com as diversas fases de crescimento das aves, conhecer as sementes é muito importante, devemos habituar-nos a pronunciar, CHIA; BELA da NOITE, CAMELINA, entre outras. É certo que em tempos de aperto, como os que vivemos actualmente, por vezes temos de optar por comprar X ou Y, mas temos sempre a hipótese de comprar a meias com outro criador e ir racionando as sementes para os diferentes períodos de vida das aves. Estas sementes são muito importantes para a vida saudável das aves, basta fazer uma pesquisa pela internet e rapidamente nos deparamos com relatos de criadores que usam estas sementes e volto a frisar, não é somente na altura das criações que devem ser dadas, talvez seja mais importante é serem dadas antes, isto para quê? Como é óbvio, para que as aves, quando cheguem a esta altura, estejam em perfeitas condições de saúde…

Porquê?

Meus amigos, na minha opinião, que vale o que vale e posso estar errado como é óbvio, o que se faz nesta altura, não é uma preparação para a criação, esta deve ser feita durante todo o ano como referi. O que se faz nesta altura é uma preparação e fortalecimento dos órgãos reprodutores, bem como das aves, para que não se recintam do esforço a que vão estar sujeitas durante os próximos meses.

Lembrem-se que se uma ave não estiver 100% saudável, é preferível não a colocar a criar, pois quase de certeza não vão correr bem, uma vez que a ave se encontra debilitada e não conseguirá atingir o êxtase. E este é como já disse um trabalho que deve ser feito ao longo do ano e não a um mês de se iniciarem as criações.

(Mais adiante continuarei o artigo para não ser demasiado grande.)

Cumprimentos a todos e excelentes criações.



Sem comentários:

Enviar um comentário