sexta-feira, 22 de abril de 2011

Corantes vermelhos que vou ministrar este ano.

Boas a todos, hoje venho falar um pouco sobre os corantes vermelhos que estou a utilizar este ano. Como é a primeira vez que vou colorir canários, andei um pouco á nora antes de optar por um corante. Sei que os corantes que vou utilizar não são os melhores do mercado, ou pelo menos os que apresentam melhores resultados, mas como não vou expor canários de factor vermelho, em relação á qualidade/ preço, penso que fiz uma das melhores opções do mercado. Vou usar este ano o CAN-TAX da orlux, misturado com o XANTOFIL, na porção de 40gramas de can-tax para 10 gramas de xantofil. Já comecei a pintar alguns canários e neste momento já se começa a ver muito bem o vermelho nos canários, vamos ver qual vai ser o resultado final. O vermelho nas penas é muito vivo, tanto nos arlequins como nos phaeus, o que me leva a crer que fiz uma boa opção de produtos, mas agora só o resultado final, poderá levar a conclusões definitivas.
A papa que estou a utilizar para pintar os canários é a blanco espanhol da pineta (papa húmida) e a eden também da pineta (semi-húmida). Optei por duas papas diferentes sem as misturar, porque assim as aves podem escolher a que mais lhe agrada. Por vezes os canários recusam a papa e entre tantos nas voadeiras não se nota de imediato que não a estão a comer. Estão a comer as duas muito bem, embora a blanco espanhol desapareça mais rápidamente. Sei que ainda tenho muito que aprender nesta àrea, mas para maçarico no assunto, penso que me estou a portar bem.
Abraço a todos e boas criações.

 
Oropharma Can-tax é um corante vermelho com base na cantaxantina. Este suplemento alimentar para canários de cores vermelho, intensifica a cor vermelha em outras aves, e garante uma bela cor vermelha. Como as penas são constituídas por células mortas e, consequentemente, não são alimentadas pelo metabolismo, elas absorvem a cor quando estão formadas. Em média, a plumagem é mudada uma vez por ano. No entanto, não de uma só vez. A muda das penas de idade é estimulada pela formação de novas e este é um processo gradual para que a ave mantenha uma plumagem completa. Ao adicionar Can-tax a cantaxantina é transportada para o local onde a pena está a crescer e é conseguindo-se assim o vermelho mais intenso.

Conselhos de utilização:
Pacotes de 20 e 150 g: 1 medida de nível (= 1 g) por 100 g eggfood Orlux ou por 200 ml de água potável.


- Durante a estação de monta: duas semanas antes de colocar o primeiro ovo.
- Durante a muda: diariamente, durante todo o período.
A duplicação da dose é recomendada durante a muda.
- Aves Show: diariamente, durante todo o ano.

Ingredientes
Cantaxantina
Beta-apo-8'-carotenal
Vitamina E
Óxido de ferro


CONTÉM CANTAXANTINA, COLORANTES VEGETAIS
MICROENCAPSULADOS, CARDÃ MARIANO
INSTRUÇÕES PARA O USO: 10 g a cada Kg de ração,
preferivelmente engordurado; é importante que a ração contenha
o colorante e venha conservado ao reparo da luz.
CONSELHOS ÚTEIS: mais completo e menos tóxico em
relação aos colorantes normalmente utilizados em ornitologia,
porque além da quantidade equilibradas e não excessivas de
Cantaxantina contém pigmentos vermelhos vegetais micro
encapsulados e Cardã mariano (Silimarina).
Os pigmentos vegetais, em relação a aqueles sintéticos, são
melhores absorvidos, são menos tóxicos para o fígado, se
distribuem em modo mais uniforme na plumagem e dão uma coloração mais brilhante;
a micro-encapsulação ajuda a preservar a sua actividade.
O Cardã mariano (Silimarina) é bem conhecido pelas suas propriedades de protecção
e regeneradoras do fígado. Para uma melhor coloração é importante utilizar
rações engorduradas e não administre vitamina A, que impede a boa absorção dos
colorantes.
Pó - Envelope 10g – Embalagem 100 g

3 comentários:

  1. Olá.

    Chamo-me António Manuel e sigo com alguma atenção o seu blog pois procuro conhecer um pouco melhor todos os aspectos da criação de aves.

    A propósito deste tópico gostava de lhe perguntar qual a razão de utilizar dois produtos que, parece-me a mim, fazem o mesmo efeito.

    Agradeço antecipadamente a sua atenção.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde Manuel, em primeiro lugar, quero agradecer a forma como segue o meu blog, fico muito grato mesmo.
    Em relação aos corantes, este é um dos posts, que realizei durante a temporada passada. entretanto, para este ano, mudei de corante, não porque tenha corrido mal, mas porque encontrei um outro que me satisfaz as necessidades, para além de ter melhores propriedades.
    Em relação a ter juntado estes dois corantes, muita gente o faz, embora não o divulgue e a razão porque o fiz, foi devido ao XANTIFIL ser um produto á base de produtos naturais, tentei assim não sobrecarregar as aves com produtos sinteticos, e olhe que não correu nada mal, aliás, as aves que levei a exposição estavam com um vermelho muito bom.
    Cumprimentos e obrigado por seguir o blog.

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigado pela sua resposta.

    Não tem de agradecer o facto de eu consultar o seu blog. Todos aqueles que, tal como eu, o fazem é que devem agradecer a sua disponibilidade para partilhar todo o seu conhecimento e experiência.


    Cumprimentos.

    ResponderEliminar