quinta-feira, 28 de julho de 2011

Ácaros da traqueia

Boas a todos, esta é uma das épocas em que mais casos de ácaros da traqueia surgem no canaril. Este problema é bastante fácil de resolver, desde que se trate no inicio.


O ácaro de traqueia encontra-se no meio ambiente, alimentando-se de detritos e poeira, instalando-se oportunamente nas vias respiratórias das aves, podendo atacar a traqueia, sacos aéreos, pulmões e até mesmo ossos pneumáticos. Esses ácaros provocam lesões inflamatórias no trato respiratório, provocando irritação e perda da "voz", e em casos extremos pode ocorrer morte por asfixia devido a alta infestação.

Tratamento

O tratamento de eleição para controlar esses ácaros é o uso da ivermectina, administrada de 15 em 15 dias até sanar o problema.

Ao diagnosticar uma ave parasitada por ácaros, encontra-se um quadro de intensa irritação do trato respiratório (pontinhos pretos) desde a traqueia até os pulmões. Essa irritação provoca dificuldade respiratória, queda no sistema imunológico e uma consequente instalação de patologias, secundárias (Mycoplasma, bactérias, vírus, fungos) que geralmente são a causa das mortes nas aves. Muitas vezes, mesmo matando o ácaro, as cicatrizes das lesões não permitem uma total recuperação da "voz", e em outros casos não se observam sequelas.

Levando-se em conta a grande extensão do sistema respiratório das aves, a cronificação dessas infecções secundárias pode tornar-se um problema de difícil solução por atingir os sacos aéreos que estão distribuídos por todo corpo. É fundamental diagnosticar e tratar essas infecções para evitar a morte do animal.

Esse é o maior erro de todos os criadores, achar que o ácaro é um problema isolado, enquanto ele apenas abre portas para infecções mais sérias. A ivermectina apenas mata o ácaro, enquanto a infecção secundária deve receber a terapia específica.

Prevenção

Qualquer terapia não deixa de ser mais um stress para o animal, de onde devemos concluir que a prevenção continua a ser a melhor via de sucesso na criação. Isto não significa o uso de medicamentos para a prevenção que é praticamente um crime, e sim, cuidados de manejo como alimentação balanceada e contínua (sem mudanças bruscas), ausência de correntes de vento, evitar levantar poeira no canaril (quando se varre) e outras formas de stress conhecidas pelo criador.

Com uma prevenção cuidadosa e a detecção imediata das mais discretas alterações, o fantasma torna-se o que na verdade sempre foi : Nada.

Desde que crio canários que uso o pulmosan para este efeito, de 6 em 6 meses uma gota em cada ave. Raramente me têm aparecido canários com este problema. Outro produto que se pode utilizar quando se detecta o problema é o acariasma da avizoon. Polvilha-se as semente com o pó, de modo a que a ave quando se alimenta, o leve para a cavidade bocal, que depois em conjunção com a saliva irá matar o ácaro alojado na ave. Este método é quanto a mim, mais moroso de tratar o problema. Com o pulmosan é tiro e queda e actua como método preventivo para outro tipo de parasitas…

Sem comentários:

Enviar um comentário