segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

preparação para a criação. parte 2.

Ora bem, como escrevi no artigo anterior, penso que a preparação para a criação, se deve fazer durante todo o ano, considerando que antes das criações, se fortalece o aparelho reprodutor das aves. As aves devem chegar a esta altura em perfeitas condições de saúde e em boa forma, pois vamos agora, fazer com que no momento do acasalamento, as aves estejam em perfeitas condições para tal. Uma vez mais, nesta fase podemos utilizar produtos naturais ou sintéticos.


Deve fazer-se uma limpeza da flora intestinal, este ano utilizei o vermiex, mas existem inúmeros produtos no mercado, basta escolher um. Nesta fase, também devemos fornecer pro-bióticos, dado que serão muito importantes, para o bom funcionamento da flora intestinal.

Para preparar o aparelho reprodutor das aves, administra-se vitamina E, também aqui existem inúmeros produtos e marcas, bastando escolher o que mais agrada ao criador. Podemos também administrar às aves, alimentos ricos em vitamina E, como são os casos das sementes germinadas, a camelina ou da aveia. Nesta fase, devemos também e de forma gradual, fornecer papa, de forma controlada as aves, para que se habituem ao sabor do que vão dar aos filhos. Eu, como dou papa seca, administro na água dos couscous, vitaminas, quer vitamino L, quer complexo B. A vitamina E, prefiro dar na água.

Devemos manter o mais possível, as aves separadas, (machos das fêmeas), eu neste momento, tenho já os machos separados nas gaiolas, estando as fêmeas ainda na voadora, isto para lhes criar o desejo de acasalar. É também mais fácil, controlar a alimentação que se fornece aos machos, uma vez que como se sabe e quando estão juntos na voadora, os mais fortes, como chegam primeiro ás sementes, têm tendência a engordar um pouco mais que os outros, dado que comem as que mais lhes agradam, deixando a alpista para último lugar. Aqui poderá cada criador, optar por fornecer uma mistura mais rica ou com mais alpista em função do estado do macho aquando da passagem da voadora para a gaiola de criação. Lembrem-se que machos demasiado gordos não galam.

Com as fêmeas, podemos trabalhar de outra forma, no meu entender, podem ir um pouco cheias para a criação, um pouco de gordura a mais, não lhes fará mal, inclusive, ajudará a ave durante o esforço a que vai estar sujeita. Nunca esquecer o cálcio, pode ser em pó, liquido, osso de choco, bloco de cálcio, casca de ostra, grite…

Desejo boas criações a todos os visitantes.





2 comentários:

  1. nao entendi a parte de na agua dos couscous administrares vitamina.. essa agua onde deixas os couscous de molho aproveitas para dar as aves a beber ?
    abraço

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde, a água onde administro as vitaminas, irá ser absorvida pelos couscous. Que posteriormente, irão humedecer a papa, juntamente com o germinado.

    ResponderEliminar