terça-feira, 28 de dezembro de 2010

As papas




Este ano como referi num post anterior, vou continuar a fornecer papa da orlux na criação. Ainda andei um tempo tentado a mudar para a pineta, mas por fim decidi que vou criar com a orlux amarela, aliás o ano passado a criação correu-me muito bem com esta papa. A que uso é a seca amarela, que depois de humedecer com os couscous e de juntar o germinado, forneço as aves. Quando não tenho tempo de germinar sementes ou se a germinação atrasa, cozo as sementes. As aves adoram também as sementes cozidas, embora se percam uma grande parte das vitaminas conseguidas com a germinação. Entretanto como adquiri aves com factor vermelho ( Arlequis e Phaeos) na muda da pena vou então fornecer a estas as papas da pineta, tanto a semi-humida eden como a seca elisir. A estas vou misturar o corante. Estou a pensar deixar nessa altura a eden á disposição das aves e dar pela manha a elisir juntamente com o germinado.
Tenho falado com alguns criadores que me asseguram que as papas pineta são excelentes, deixa ver como é que as aves a vão aceitar, pois a última palavra pertence sempre aos canários.

Sem comentários:

Enviar um comentário