terça-feira, 28 de dezembro de 2010

A Vitamina E



Vitamina E ou vitamina da fertilidade. Quase todos os criadores usam na altura da criação um ou outro suplemento vitaminico que possua esta vitamina. O ano passado, antes da criação recorri esclusivamente ao protovit. O protovit é um complemento vitaminico que se compra na farmácia e que se destina a bebés. Contem 10 vitaminas ( A, B1, B2, B6,c, D, E, Biotina, dexpantenol e nicitinamida. Como se pode ver este complexo vitaminico pode substituir em alguns casos o complexo b e a vitamina ad3e.
Este ano para alem deste complexo, que administrei depois de fazer a desparatização e o tratamento com o fp2020, estou neste momento a administrar vitamina E com selénio, gentilmente disponibilizada pelo meu amigo Fernando Engrácio a que deixo aqui o meu obrigado.
A vitamina E melhora a fertilidade das aves. Desempenha também um papel defensivo para as mucosas.
O Selénio constitui uma das enzimas chave contra os radicais livres, a sua principal função é impossibilitar a oxidação dos ácidos gordos.

O Selénio é particularmente activo em sinergia com a vitamina E, sendo factores importantes de protecção para as células e contra os danos dos cromossomas reforçando a resistência do organismo contra os germes patogénicos e os vírus

Sem comentários:

Enviar um comentário