segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Resumo da criação até ao momento.

Boa noite a todos, a época de criaçao continua a bom ritmo, neste momento tenho 22 filhotes, de 7 casais, o que não é nada mau para primeira postura. Poucos ovos brancos tive, embora duas canárias só tenham colocado 3 ovos cada. Uma já tirou passarinhos, a outra espero que tire no final da semana. Entretanto tenho os restantes casais no choco, embora uma lipocromo nem sequer tenha iniciado o ninho. Ainda é cedo, vamos ver quando é que ela se decide a criar, ou se se decide, temos sempre que contar com alguns contratempos na criação. Não é que se possa chamar isto de um contratempo, mas gostava que ela acompanhasse o ritmo das outras, assim em caso de necessidade, podemos sempre recorrer a outros casais como amas no caso de algum casal criar mais mal.
Como já esperava os hoso japones, são máquinas de criar filhotes, cada casal tem quatro filhotes no ninho, 100% de aproveitamento nos ovos colocados, já o ano passado foi assim.
Entretanto já anilhei os primeiro canários. Para identificar as aves o sistema mais prático e seguro, consiste na colocação de anilhas nas pernas dos filhotes. A anilha é um anel de alumínio, fechada, inviolável, nas quais estão gravadas as siglas da Federação e da Sociedade que as emitiu, o ano do nascimento, o número de ordem e o número do criador. Esta anilha é a identidade do pássaro , pois não saíra mais da sua perna, acompanhando-o por toda a vida. Os pássaros para serem apresentados em Exposições e Concursos oficiais devem ser portadores obrigatoriamente de anilhas. As anilhas são colocadas nos canários, com pouco dias de vida de 4 a 7, mas sempre tendo-se em conta o desenvolvimento ou que o pássaro a perca, se a manobra for realizada muito cedo. O anilhamento é um processo delicado e as vezes é difícil, para o principiante. Deve ser feito sobre mesa forrada com papel, pois ao pegar os filhotes é comum que os mesmos defequem. Para anilhar, toma-se o filhote com a mão esquerda, e com a direita o anel. Passa-se a anilha até o início da articulação. Segura-se a ponta desses dedos e desloca-se a anilha através do dedo posterior, que deve estar no mesmo sentido da perna, fazendo com que o anel passe a perna. Em seguida liberta-se o dedo posterior, desenganchando-o da anilha. Essa operação pode ser facilitada, untando-se os pés dos filhotes com vaselina ou outro lubrificante neutro. Por forma a que os pais não as tentem retirar das pernas dos filhotes, costumo envolve-las com fita cor de pele, ou com um pouco de um penso, mas há quem não coloque nada na anilha e não tenha problemas de rejeição por parte dos pais. Deixo aqui um video que demonstra como se deve anilhar uma ave.



Sem comentários:

Enviar um comentário