segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Ovos que não eclodem.

Boa noite, hoje estive a falar com um amigo que se queixava que os ovos de dois casais com 14 dias de choco ainda não tinham eclodido, estava confuso e sem saber como resolver a situação. Os ovos pelo que lhe parece estão cheios, o que aumenta ainda mais a confusão. Lá o descansei, ao dizer-lhe que alguns dos meus casais também atrasaram em um dia o nascimento dos filhotes.
O ano passado, tive um caso de eclosão ao 15º dia, pensei ter feito mal as contas, mas não, foram mesmo 15 dias de choco. Se não nascerem ao 13º dia, esperem mais 2 ou 3 dias. Agora se não nascerem até ao 17º dia, é mau sinal, possivelmente o embrião está morto dentro do ovo, não se desenvolveu correctamente devido a diversos factores, como por exemplo, genes letais (consaguinidade), infecçőes transmitidas pelo aparelho reprodutor dos adultos, abandono da incubaçăo por momentos muito prolongados, falta de cálcio na casca do ovo ou casca do ovo muito grossa ou a humidade ambiental. A humidade no canaril é um aspecto muito importante e deve andar entre os 50 e os 70%, facilmente podemos controlá-la através de uma estação meteorólica á venda no aki por exemplo.
Bem, existe um truque para ver se os embriões estão vivos depois de se ter completado o tempo de incubação (13 ou 14 dias).
Se alguns ovos cheios não eclodirem, pode fazer-se um teste de vitalidade do embrião antes de os retirar do ninho.
Quantos e quantos criadores menos experientes partem os ovos e afinal o canário estava vivo?
Para tal, basta colocá – los num recipiente com água morna e observar quanto à flutuação e movimentos. Os ovos com embriões vivos flutuam com ponta para baixo e exibem pequenos movimentos enquanto aqueles com embriões mortos flutuam de lado, ou não vêm à tona, e ficam inertes.
Temos que ter paciencia, porque embora as coisas nem sempre corram bem, temos de ter a lucidez necessária para tentar perceber o que se passa realmente com as aves e não cometer erros desnecessários.

2 comentários:

  1. fiz o teste de vitalidade por hoje ja fazerem 16 dias e nada de nasce os canarios fiquei em duvida porque eles boiam de ponta para baixo mais nao teve nenhum movimento o que eu faço? pois a femea ainda continua o tempo todo no ninho chocando eles, tiro ou espero mais um pouco? aguardando a resposta obrigado

    ResponderEliminar
  2. Olá Rafael. Se retirou os ovos até ao 4 dia e os colocou todos ao fim desse mesmo tempo, parece-me que já não vão nascer. Mas espere mais 1 dia ou 2 para ver o que sucede. Boa sorte.

    ResponderEliminar