quinta-feira, 28 de abril de 2011

Folhas de eucalipto fervidas.




Boa noite a todos, os nascimentos continuam, a criação e o meu estado de espirito estão a ganhar nova alma. Finalmente começo a ver a luz ao fundo do túnel, espero que os nascimentos continuem a bom ritmo e que tudo me corra pelo melhor até final da criação.
Ainda falando dos piolhos, como é lógico, tenho feito inúmeras pesquisas na internet. Foi numa dessas pesquisas, que me lembrei de procurar por plantas repelentes de insectos. Peço imensa desculpa, mas perdi completamente o endereço da página web, mas entre as plantas repelentes, haviam plantas como, a lavanda, o eucalipto e a arruda. Todas elas são plantas fácilmente encontradas em ervanárias e casas do género. Quem conhecer estas plantas também as encontra com facilidade pelos nossos campos. Outro produto que me lembro de ver num site brazileiro de canários, é a essencia de eucalipto, onde aconselhava a colocar duas gotas na àgua do banho, de forma a repelir estes insectos. De referir que todos estas plantas actuam iguamente como repelente de mosquitos, moscas e outros insectos.
O ano passado, coloquei bastantes ramos de eucalipto entre as gaiolas, nunca tive piolho, este ano de modo a deixar o canaril mais limpo não o fiz e eles apareceram, coincidencia ou não... não sei...
Ultimamente tenho fervido 2 folhas de eucalipto para 1 litro de àgua. Fica um aroma muito bom pela casa. devido a isso, tenho fervido as folhas pela noite e meto o tacho com a água a arrefecer no canaril durante a noite, pela manhã o aroma é espectacular. Depois da água fria, coloco-a num borrifador e borrifo as instalações. Ainda tenho receio de borrifar as aves com esta solução, mas tenho colocado na àgua do banho umas gotas de vinagre de cidra e pulverizado as aves com o sprayavex.



Óleos Essenciais Simples - Eucalipto - Aplicação:

Analgésico de Dores Reumáticas e Musculares (artrite, gota, reumatismo), Anti-Espasmódico e Expectorante das Vias Respiratórias (tosses, bronquite, asma), Anti-Séptico das Vias Respiratórias (gripes e constipações, bronquite, asma), Anti-séptico das Vias Urinárias (cistites), Anti-Séptico e Cicatrizante de Problemas de Pele (acne, feridas, queimaduras, alergias,aftas e picadas de insectos), Febres, Piolhos, Repelente de Insectos.

2 comentários:

  1. Olá Paulo,

    O eucalipto é de facto dos pouco produtos naturais que podemos usar para repelir os piolhos.
    Quanto ao receio de borrifar as aves com a infusão, desde já te digo que não há qualquer problema. Podes inclusivé colocar à disposição dos canários para eles se banharem.
    Na columbofilia a infusão de eucalipto é usada para repelir insectos, assim como para tornar as penas mais impermeáveis e dar brilho à plumagem.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Amigo Sá, obrigado pela observação, fica aqui a observação para quem quiser aproveitar as dicas. Abraço.

    ResponderEliminar