domingo, 19 de junho de 2011

Esclarecimento sobre o frontline spray.

Boas a todos, nos últimos dias tenho recebido tanto mails,como mensagens relativas ao uso do frontline spray em aves. Parece que este ano o piolho atacou mesmo em força diversos canaris. A maioria das pessoas pergunta-me se este produto não estereliza as aves.
Bem, o que eu posso dizer e falo somente da minha experiencia pessoal,é que não é verdade, nenhuma ave ficou esterilizada devido ao uso do frontline.
Mas isso como é óbvio é a minha experiencia pessoal. quando tive o problema do piolho, telefonei de imediato aos criadores mais experientes, entre eles o Sr. Carlos Faisca, segui o mesmo método que ele estava a usar, o frontline spray e tanto pelo que li no seu blog, também ele não teve problemas na criação.
Como as femeas nunca abandonaram as posturas (senão tinha dado com eles mais cedo), cheguei á conclusão de que o parasita da Bogena, que dei em Dezembro estava a fazer efeito e que não eram picadas pelos piolhos.
Quando os descobri, passei algum do produto para um conta gotas e apliquei uma gota em todas as crias, inclusive nas que tinham poucos dias e todas resistiram. Agora, o produto em excesso pode provocar esterilidade, isso já não posso garantir... 5 ou 6 gotas em cada ave pode ser prejudicial,eu só dei uma gota, tanto nas crias como nos progenitores, passados 7 dias fiz o mesmo tratamento. Não tive problema nenhum, todos os casais continuaram a criação normalmente.
É certo que este produto não é destinado a aves, mas correu bem.
ATENÇÃO QUE ESTA FOI A MINHA EXPERIÊNCIA PESSOAL, foi assim que actuei e com bons resultados, não garanto portanto que o produto dado em excesso não cause problemas, até porque não se sabe a dose exacta para uma ave.
Cumprimentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário