quarta-feira, 15 de junho de 2011

Nova fase- Muda da pena.

Terminadas as criações na maioria dos canaris, outros estarão mesmo a terminar, entramos numa nova fase, que não deve ser descurada por nenhum criador, a muda da pena das nossas aves. Já há algum tempo que alguns dos meus canários iniciaram a muda, principalmente os da primeira criação e agora sim, começam a revelar a cor com que vão ficar durante o próximo ano. É um momento delicado para o criador e para as aves, nunca, mas nunca devemos relaxar depois das criações, pois as aves vão necessitar de todo o cuidado nesta fase.
A muda faz parte do ciclo anual da ave podendo mesmo dizer-se que é a última fase de um ciclo reprodutivo. Ocorre em Portugal em fins de Julho, Agosto e Setembro. A substituição de todas as penas debilita as aves e, normalmente, os machos deixam por completo de cantar. No primeiro ano, as penas das asas e da cauda não são substituídas (rémiges e rectrizes). A substituição das penas deve ser gradual sendo umas substituídas por outras sem apresentar nenhuma parte do corpo completamente desprovida de penas. Como a ave se encontra debilitada devem ser redobrados os cuidados com correntes de ar e mudanças bruscas de temperatura.
Durante a muda a alimentação deve ser equilibrada não esquecendo as vitaminas, minerais e aminoácidos. É durante a muda que se normalmente de administram certas papas para melhorar a cor dos canários. Como estas papas são demasiado ricas em gorduras é necessário tomar atenção às quantidades e à qualidade dessas papas. As cores depositadas nas penas durante a época da muda mantêm-se até à próxima muda.
Nesta fase, devem as aves gozar de mais espaço para poderem voar e fortificar os seus músculos.

Este ano vou juntar na papa o MUTAVIT da Orlux, de modo a ajudar as aves nesta fase.

Muta-vit é uma preparação para a muda da pena, à base de vitaminas, aminoácidos e oligoelementos. Contém igualmente uma forte quantidade de aminoácidos sulfurados e de Biotina.
Os aminoácidos sulfurados entre os quais a metionina são os pincipais elementos na formação da plumagem. A muda de pena é facilitada e a formação de novas penas é estimulada de tal maneira que os pássaros obtem uma excelente plumagem. Os aminoácidos sulfurados e a biotina tem também uma influência benéfica ao nível da função hepática. Indicado para pós tratamento medicamentoso, de modo a normalizar o funcionamento do fígado. A Biotina desempenha uma função importante no metabolismo das proteínas e das gorduras no organismo das aves, permitindo também obter os melhores resultados nas criações.

Sem comentários:

Enviar um comentário