quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Infelizmente a época de criação não nos trás só alegrias.

Pois é, infelizmente a época de criação não nos trás só alegrias. A criação tem corrido bem até aqui, tenho já bastantes filhotes e as canárias que ainda não tiraram, estão para o fazer brevemente. Infelizmente hoje deparei-me com um problema, para o qual não encontrei explicação, já dei voltas e mais voltas, e nada, só possiveis causas, certezas nenhuma por enquanto. Vou tentar contactar alguns criadores mais experientes e expor o caso para ver se me podem ajudar. Ora vamos lá a ver. Hoje tinha uma canária a tirar os primeiros filhos. Quando cheguei a casa às 6 da manhã, como é hábito fui dar uma vista de olhos ao canaril e renovar a papa aos canários. Pelo que me apercebi, ainda não tinha nascido, mas deixei logo o comedouro com papa, um pouco de chia e um pouco de maçã. Qual foi o meu espanto, quando me levantei pelas 14 horas e fui ao canaril. Um filhote morto no fundo da gaiola. Bem, pensei que tivesse caido do ninho, talvez tivesse vindo preso ás patas da mãe. Quando o retirei, vi logo que lhe faltava o bico, facto estranho... quando fui verificar o ninho, outro morto, com os mesmos sintomas.... Não encontro explicação, talvez tenha sido o macho, não sei....tou sem explicação para o sucedido. Embora seja um casal que uso como amas, fiquei chateado, pois quando não tenho ovos para lhes colocar deixo que tirem os próprios filhos. Vou tentar saber junto de criadores mais experientes a possivel causa da morte, mas por enquanto não sei mesmo o que pensar......

4 comentários:

  1. Amigo Paulo.
    Estive a ler o seu artigo.
    Olhe se fosse os pássaros que nasciam assim, ou serem deficientes.
    Logo se não tinham bico não partiam o ovo.
    Isto só pode ser o Macho ou a fêmea que os pica até arrancar o bico.
    Exp tirar o macho, e ver se isto ainda acontece.
    Eles estão com sangue na zona do bico?
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde Sandro, tudo me leva a crer que seja mesmo o macho... a femea já cá a tinha o ano passado e nunca me deu problemas. O macho é novo, penso que seja mesmo ele que os mata, se calhar com intenção se efectuar nova gala. Por enquanto estão juntos, já retirei o ninho e vou esperar alguns dias para o colocar de novo. Na próxima postura, vou deixar que a femea os crie sozinha, para ver se corre melhor. Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  3. olá amigo Paulo,

    No que diz respeito à aves que estava no chão, pode muito certamente, os pais ao tentar levar a ave para o ninho que o tenham mutilado. Digo isto por que já vi, o desespero de um casal a tentar levar uma pequena ave do fundo da gaiola para o ninho.
    Quanto à ave que esta no ninho com os mesmos ferimentos o caso já muda de figura e concordo que provavelmente terá sido o macho.

    Votos de boas criações e nada de desanimar.

    Abraço
    Rui Sá

    ResponderEliminar
  4. Amigo Rui, obrigado por ter comentado a situação,eu neste momento estou inclinado para que tenha sido o macho, mas também não quero pensar muito nisso, pois posso estar errado e a culpa pode não ter sido da ave. A situação que relata é bem possivel que tenha sido a causa da morte. Pode até ter acontecido que tenham vindo os dois agarrados a femea e tenham levado 1 para o ninho e o outro não. Vamos ver o que acontece daqui para a frente. Quanto á criação estou bastante satisfeito. Cumprimentos e boas criações para si também.

    ResponderEliminar