domingo, 30 de janeiro de 2011

Limpeza

Boas a todos, a limpeza do canaril, gaiolas e acessórios, é um dos actos mais importantes para o bem estar das nossas aves. Nunca devemos substimar a importância deste acto, sob pena de nos causar algum disabor. Para quem não tem muito tempo para cuidar das aves, é preferivel criar com menos casais, mas garantir o seu bem estar diário. Menos casais, mas mais condições, é um acto de bom senso para com as aves e nós próprios. A limpeza para mim é muito importante, todos os dias quando entro no canaril vou ver como estão os fundos das gaiolas, se for necessário limpo. Faço sempre uma grande limpeza ao fim de semana, gaiolas, chão do canaril, etc. Comedouros e bebedouros limpo todos os dias, para não criarem pó, nem sujidade.


Limpeza das gaiolas

Certamente que todos nós já ouvimos ou lemos em algum lado que as gaiolas devem ser limpas, lavadas e desinfectadas pelo menos uma vez por semana. Agora pergunto uma coisa, numa gaiolas onde está um casal em criação como se pode retirar este casal durante 10 ou 20 minutos para limpar a gaiola? E estas aves será que toleram este tipo de acção? Ou será que devemos avisar as aves que não podem demorar mais que uma semana a criar porque precisamos de limpar a gaiola?

Claro que a limpeza é importante mas eu apenas limpo as gaiolas entre criações. Todas elas dispões de redes no fundo e a areia dos tabuleiros é mudada frequentemente, mas não gosto de perturbar aves em criação com limpezas. Além disso sempre defendi que não devemos proteger demais as aves o que acaba tornando-as mais frágeis. Não me preocupa que as aves tenham contacto com alguns agentes patogénicos. A natureza proviu todos os seres de sistemas próprios de defesa e, desde que em boa saúde, raramente uma ave adoece devido a estes factores. Isto não quer dizer que porque os agentes graves não surjam em viveiros tratados regularmente possamos daixar andar, mas também não necessitamos de limpar e esterilizar diariamente!!!

Assim faço duas grandes limpezas, uma no final das criações e outra antes do inicio das criações e sempre que as gaiolas estão desocupadas e o permitem. Nestas ocasiões é tudo desinfectado e lavado várias vezes incluindo o canaril e todos os utensílios.

As gaiolas devem ter uma grade sobre o tabuleiro do fundo o que facilita a sua limpeza. Este processo permite que se retire os detritos acumulados no tabuleiro sem ter de se mudar as aves. No fundo do tabuleiro deve haver areia perfumada,própria para gaiolas, areia para gatos, jornal, carolo de milho ou aparas de madeira. Como sabem eu utilizo areia para gatos, da marca MY CAT. A areia mantém a mistura solta facilitando a limpeza e absorve a humidade dificultando o desenvolvimento dos fungos.

A periodicidade da limpeza depende do tamanho do tabuleiro mas é uma boa norma não deixar acumular. O ideal seria limpar todos os dias mas julgo que uma vez por semana é o suficiente, altura em que fazemos também uma limpeza das grades do fundo.

Limpeza do canaril

O local onde temos as gaiolas tem sempre algumas poeiras, ou das sementes ou do esvoaçar das aves. As cascas das sementes acabam sempre por sair dos tabuleiros. Todos os dias devemos verificar as gaiolas e observar as aves, mudar água e comida e podemos usar a ocasião para limpar o canaril sempre que necessário ( eu todos os dias aspiro o chão), pois as poeiras em suspensão prejudicam a respiração.

Apesar de no princípio as aves não gostarem desta operação rapidamente se habituam a esta rotina e percebem que não são incomodadas por isso, ficando mais calmas. Aliás é bom que se consiga fazer tudo numa rotina mais ou menos estável porque isso torna as aves muito mais calmas. Mudar a comida e água a horas diferentes e irregulares, fazer limpezas à pressa e assim, só prejudica as aves, devemos tentar sempre que possível estabelecer rotinas para todas actividades e acima de tudo tirar pelo menos um dia por semana para uma limpeza maior e observação mais cuidada. Claro que isto é muito fácil de dizer mas com o ritmo de vida actual é complicado conciliar as coisas, em especial para quem faz disto um hobby. Pretendo apenas dar a entender que esta actividade necessita de algum tempo e todos os que pretendam iniciar-se nela deverão, antes de investir tempo e dinheiro em aves e gaiolas, tentar aperceber-se do tempo que podem dispôr para o efeito. Tudo é proporcional, tratar de uma gaiola leva digamos 15 minutos mas 10 não levam 3 horas, não podemos fazer as contas assim. Quando estou em casa passo entre 1h30m a 2h horas por dia com os canários, seja em limpezas ou só a observar o que se passa, mas consigo fazer uma manutenção de tudo com cerca de 2 horas diárias. Na altura da criação, para além das horas que passo no canaril durante a tarde, passo pelo canaril tambem 30m durante a manha, para ver como estão as coisas e fornecer papa nova às aves.

Desinfectantes

Devemos ter em atenção os produtos que usamos pois alguns serão tóxicos e devem ser usados com a prudência necessária. Existem no mercado alguns específicos para aves, é esses que devemos utilizar tanto em aves como nas instalações, pois certamente estão certificados para as mesmas por empresas competentes. Em caso de dúvida, não vale a pena arriscar. eu uso essencialmente dois, o fungistop para os comedouros e bebedouros e o insectornis para as gaiolas e instalações. São eficazes e não muito caros. Costumo também utilizar o sprayavex (Produto Natural. Repelente de elevada eficácia no combate de ácaros, piolhos, e outros parasitas externos das aves. Indispensável na desinfecção de gaiolas, viveiros e todo o tipo de acessórios.Sò um comentário, embora não seja de importância vital para a nossa actividade nem todas as bactérias são afectadas pelos mesmos produtos, detergentes ácidos e básicos não são a mesma coisa!! Mesmo assim, a lixívia é um poderoso desinfectante que podemos usar na limpeza de tudo desde que com as devidas precauções em relação aos vapores e resíduos na água. Uma solução de lixívia a 10% em água quente serve muito bem como desinfectante.

Penso que no essencial tudo isto chega, mas existem outros meios de desinfecção, certamente cada um terá o seu, bem como os produtos que acha serem os melhores, ou essenciais.Uma coisa é certa, nunca descurem a limpeza das instalações, das gaiolas ou das aves, pois é por aqui certamente um dos segredos da saúde das aves, bem como da sua qualidade e bem estar. Como tal aquando da nossa presença no canaril, também nós sairemos beneficiados na nossa saúde, pois é sempre bom respirar num hambiente limpo de cheiros e poeiras. Para terminar, digo-vos que uma das melhores comprar que fiz, foi o purificador de ar da airfree, nada de cheiros e ar bastante mais puro no canaril. Recomendo este equipamento no auxilio da limpeza das intalações.
Cumprimentos a todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário