quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Protectores Hepáticos.

PROTECTORES HEPÁTICOS

A alimentação habitual das aves em cativeiro apresenta dois defeitos principais. A um excesso de gordura, há a juntar uma carência em minerais e, sobretudo, fósforo.
A maioria dos grãos distribuídos ás aves são oleaginosos, casos das sementes de nabo, papoila, Níger, semilha ou cânhamo., que contêm entre 30 e 40% de gordura. Com efeito, é preciso considerar que a ave, descascando o grão, deixa a casca para consumir apenas o interior onde se encontra toda a gordura. Um tal excesso, é tolerável pelos pássaros que vivem no exterior e numa estação fria, é, no entanto, muito grave para os que vivem no interior das habitações ou mesmo em recintos não aquecidos, onde a temperatura não desce abaixo dos 10 graus centigrados. As aves suportam mais ou menos bem esse excesso de gorduras que, no entanto, pode ser a causa de problemas graves, caso de hepatites, seguidas de enterites.
A hepatite alimentar tem uma evolução lenta (2 a 4 semanas) e, no principio, a ave parece embolada por momentos e, depois, cada vez mais frequentemente.
Está constantemente no comedouro, mas desperdiça muito mais do que come.
O ventre encontra-se vermelho, muitas vezes inchado e a sua respiração pode ser penosa apesar de silenciosa. O ventre vermelho é sinal de enterite com congestão do intestino. A respiração é afectada pelo fígado, que se encontra hipertrofiado até 2 a 3 vezes o seu volume normal. Na autópsia, encontramos o fígado descorado, amarelado ou de cor mástique. A hepatite tem um resultado fatal, salvo intervenção rápida no seu inicio. Infelizmente, na maioria dos casos, perante estes sintomas, os amadores e muitas vezes os criadores mais experientes começam por dar antibióticos, cuja acção é ainda pior.
A correcção, é possível de ser feita com produtos hepáticos, que devem ser dados 1 ou 2 dias por semana, de forma a corrigir os excessos de gordura que se acumulam no fígado.
Existem vários produtos para o efeito no mercado, destaco entre eles o floracholine, o avichol, o pro-hepatc, o colina ca/p ou o chá de tisana da chemi-vit. Eu alterno um destes produtos com o vinagre de cidra. Este ano estava a pensar utilizao o floracholine da moreau, mas infelizmente esgotou, comprei o colina da avizoon, mas de futuro vou comprar o avi chol da oropharma, isto é, se não conseguir o floracholine.




Sem comentários:

Enviar um comentário