sábado, 8 de janeiro de 2011

Vitaminas e a sua importância

VITAMINAS

As vitaminas são imprescindíveis para a manutenção do perfeito funcionamento do organismo. Estas favorecem a assimilação dos alimentos, são importantes para o crescimento e para a fertilidade. Têm influencia na plumagem e na resistência orgânica. Cada vitamina é responsável por uma função específica, e a carência de uma delas gera problemas que afetam todo o organismo.

Vitamina A: Essencialmente para o crescimento da ave actua sobre a audição, o equilíbrio da ave e a visão. Encontra-se nas verduras, na casca de maçã, cenoura, gema de ovo e no óleo de fígado de bacalhau.)

Vitamina B: Actua no sistema nervoso, previne doenças do fígado, rins e coração.
Encontra-se na levedura de cerveja, trigo, cascas das sementes, verduras, gema de ovo, tomate.)

Vitamina B1: Actua no desenvolvimento muscular, sistema nervoso, postura e desenvolvimento do embrião. (Encontra-se na maçã, gema de ovo. )

Vitamina B2: Actua nos ovos, dando maior fertilidade, crescimento dos filhotes e sistema nervoso, a falta pode causar raquitismo e o peso baixo.
(Encontra-se no alpiste, gema de ovo, leite, óleo de fígado de bacalhau. )

Vitamina B3: Fortifica e mantém a textura da pele.
(Encontra-se na gema de ovo e nas sementes.)

Vitamina B6: Actua sobre o fígado, sistema nervoso, crescimento e a pele.
(Encontra-se nos cereais, almeirão e gema de ovo.)

Vitamina B12: Necessária no crescimento e nascimento dos filhotesVitamina B12: Necessária no crescimento e nascimento dos filhotes.
(Encontra-se nos complexos vitamínicos como: farinha de peixe, complexo B, Vitamina
A, D. )

Vitamina C: Previne das doenças infecciosas no aparelho respiratório.
(Encontra-se nas frutas frescas, alimento verde.)

Vitamina D: Actua na boa formação óssea, combate o raquitismo.
Vitamina E: Actua na reprodução, ajudando numa boa fecundação dos ovos.
(Encontra-se no óleo de gemen de trigo, gema de ovo e verduras.)
Cálcio: Um forte componente para a formação e reforço do esqueleto, e do aparelho reprodutor das fêmeas.
(Encontra-se no osso de choco, farinha de ostra e nos ossos de peixe.)
Eu utilizo vários complementos vitaminicos, como são o caso do protovit ou do vitamino l. Existem vários no mercado, o anima strath é também um dos preferidos dos criadores. cada criador escolhe o que prefere, em função do preço ou da disponibilidade de produtos da loja a que vai. Com o tempo, vamos aumentando o nosso próprio nível de exigencia nos produtos, quer falando com outros criadores, quer fazendo pesquisas na internet. podemos fornecer estes complexos, quer na papa, quer na água. Se fornecermos complexos vitaminicos na papa, convém que se adquira o produto em pó, se for em liquido, tanto pode ser na àgua, como pode ser na papa. Eu, pessoalmente, administro na altura das criações na papa. Como utilizo papa seca, aproveito os couscous com que vou humedecer a mesma, para dar as vitaminas. Como se sabe os couscous, vão sugar a àgua e assim as vitaminas vão para estes. Depois de colocar a papa, misturo tudo muito bem, de forma a humedecer. As aves quando comem os couscous, assimilam as vitaminas.

Sem comentários:

Enviar um comentário